Araucária PR, , 18°C

Foto: Carlos Poly
Saiba como agendar o recolhimento gratuito de materiais volumosos
Foto: Carlos Poly

O descarte de materiais como sofás, móveis, pneus em terrenos públicos, particulares ou em áreas de preservação ambiental é crime ambiental e, por tanto, quem for identificado cometendo este delito pode ser responsabilizado com multa e medidas administrativas. Para evitar esse tipo de situação, a Prefeitura de Araucária conta com um serviço que recolhe esses objetos. Basta o morador interessado entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) pelo (41) 3614-7480, ou solicitar via Central da Cidadania: CLIQUE AQUI  e escolher a opção ‘limpeza pública’.

Além dos já citados, outros exemplos de materiais recolhidos nesse agendamento são colchões, madeiras/galhos, fogões, geladeiras e TVs. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a coleta costuma ocorrer no período de três a cinco dias útil após o agendamento. Vale lembrar que os materiais orgânicos já são coletados pela coleta de lixo comum e os recicláveis pela coleta seletiva. A exceção é a destinação de entulhos de construção, que é de responsabilidade do morador. 

Araucária também conta com o “Bairro Limpo”, um programa que mobiliza a comunidade para separar os materiais que deseja descartar e que realiza a coleta para dar o destino correto. Os moradores são avisados previamente sobre a coleta na região por meio da visita de agentes de combate a endemias e/ou agentes comunitários de saúde para que organizem os materiais que serão recolhidos. O Bairro Limpo ocorre conforme há constatação de necessidade da coleta desses materiais volumosos em uma região específica. Questões pontuais são atendidas via agendamento da coleta.

Moradores podem ajudar no combate ao descarte irregular de resíduos fornecendo informações sobre o responsável também pelo telefone 3614-7480

Saúde

O acúmulo de materiais recicláveis, orgânicos ou inservíveis de maneira inadequada contribui para o surgimento de animais que são atraídos por sujeira. Esses materiais também favorecem o acúmulo de água e, por consequência, o risco de focos de mosquitos que podem transmitir doenças.

Texto: PMA

Leia outras notícias