Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

40% dos brasileiros tem colesterol alto! Esses dados trazem um alerta para os riscos de doenças cardiovasculares.

Vamos entender melhor o que é o colesterol e como cuidar da saúde cardiovascular?

Qual é a diferença entre o colesterol bom e o ruim?

O colesterol dito “ruim” é o LDL colesterol ou lipoproteínas de baixa densidade, o tipo de colesterol que facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O colesterol “bom” é o HDL colesterol ou lipoproteínas de alta densidade, e é responsável pela “limpeza” do sistema cardiovascular, fazendo o transporte reverso da gordura acumulada nas paredes das artérias.

O que faz o colesterol ficar alto?
Tanto o colesterol “bom” quanto o “ruim” são enviados do fígado para a circulação. Estima-se que cerca de 85% dos níveis de colesterol ruim são secundários à secreção pelo fígado, enquanto que 15% são provenientes da dieta.

Como é o tratamento?
Pacientes que têm níveis muito altos de colesterol LDL precisam fazer dieta com baixo teor de gorduras consideradas ruins (saturadas). Associada a exercício físico regular, podem reduzir entre 15 a 20% os níveis desse tipo de gordura no sangue e, consequentemente, atenuar as chances de complicações, como o infarto.

É possível prevenir? Como?
O estilo de vida está ligado aos hábitos alimentares e ao grau de atividade física, fatores que influenciam diretamente a saúde da população. Ter um estilo de vida saudável, ou seja, praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada como parte da rotina é fundamental nesse sentido.

Faça sempre exames periódicos e tenha um estilo de vida mais saudável com atividades físicas e uma alimentação adequada.
Visite meu Instagram: @nutriribas

Publicado na edição 1231 – 24/09/2020

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM