Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Podem tomar a 3ª dose maiores de 18 anos que completaram cinco meses após a 2ª dose, independente da fabricante. Foto: Carlos Poly

A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 é fundamental para controlar a pandemia e manter em queda os números de mortes e novos casos da doença. O problema é que a dose extra autorizada pelo Ministério da Saúde vem gerando dúvidas entre a população, como por exemplo, se é permitido escolher vacina ou se é indicado tomar a terceira dose, de um fabricante diferentes das duas anteriores.

A Secretaria Municipal de Saúde explicou que assim como em outras ocasiões, Araucária segue o público de vacinação determinado pelo Ministério da Saúde (MS). Recentemente, o MS definiu pela 3ª dose para todos os maiores de 18 anos que completaram cinco meses após a 2ª dose, independente da fabricante da vacina. Quanto à Janssen, o Ministério já orientou para que ocorra a 2ª dose após 8 semanas da 1ª dose (até então, dose única).

A saúde disse ainda que o Município aguarda a chegada dessas doses para realizar essa vacinação. Com isso, os que receberam a vacina da Janssen só receberão a 3ª dose após 5 meses da 2ª.

Agendamentos

Desde a última segunda-feira, 22 de novembro, a vacinação contra a Covid-19 em Araucária está ocorrendo nas unidades de saúde da área urbana. Todos esses atendimentos (de 1ª, 2ª ou 3ª dose) são agendados via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br) e a pessoa poderá escolher a UBS mais próxima da sua casa.

A saúde lembra que para receber a dose, é necessário levar documento de identificação e carteira de vacinação.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1289 – 25/11/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM