Compartilhe esta notícia
Saúde promove curso de primeiros socorros para profissionais da educação - notícias da Geral  - O Popular do Paraná

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) realizou nesta terça-feira, 10 de março, a primeira etapa da capacitação em prevenção de acidentes e primeiros socorros para os profissionais da educação infantil. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores. O objetivo é capacitar os profissionais que tenham crianças sob seus cuidados, para prevenir acidentes bem como prover os primeiros socorros essenciais em situações de engasgos ou afogamentos, acidentes na infância, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, ferimentos e queimaduras. No total serão 12 encontros, com a meta de treinar cerca de 800 profissionais. As capacitações seguem até o dia 17 de abril.

Nesta primeira etapa, a pediatra municipal Daniela Amaral de Castro Bonilha explicou cuidadosamente os diversos aspectos que podem causar prejuízos à saúde da criança e os cuidados mais relevantes que podem ser observados e realizados pelos profissionais da educação infantil. A profissional também fez um alerta: “Tomar uma atitude o quanto antes, em qualquer situação, pode salvar uma vida. O mais importante é saber reconhecer quando uma situação é de urgência e emergência, ligar para o SAMU e prestar os primeiros socorros até o atendimento chegar’, orientou.

Daniela destacou que no dia a dia também é importante adotar medidas preventivas com o ambiente físico, como por exemplo, a adequação das instalações. “O olhar cuidadoso dos professores evita que muitas situações de urgência aconteçam”, acrescentou.

Texto: redação

Foto: divulgação

Publicado na edição 1203 – 12/03/2020

Compartilhe esta notícia