Araucária PR, , 22°C

Uma doença traiçoeira que acomete milhões de brasileiros, tornando-os dependentes de re­médios e, em muitos casos, afas­tando-os do trabalho. Assim é a rotina de quem tem diabetes.

Recentemente a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório alarmante: a diabetes já afeta quase 1 em cada 12 pessoas no mundo, e no Brasil, os casos registrados cresceram de forma alarmante nos últimos anos. O país, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, é o quarto do mundo com maior prevalência da doença.

Se os dados são assustadores para quem apenas toma co­nhecimento, imagine para quem faz parte desta estatística, como o araucariense Adão Eveline de Paula, de 57 anos. Há alguns anos ele descobriu que tem diabetes e, de lá para cá, tem travado uma luta incansável contra a doença. Além das aplicações diárias de insulina e das dezenas de medicamentos que precisa tomar, ele já teve que amputar parte de um dos pés.

“Se não bastasse tudo isso, agora ele caiu de cama porque a doença começou a trazer outras complicações, entre elas o mau funcionamento dos rins. Ele não consegue mais trabalhar e, pra piorar, não está conseguindo passar nas perícias do INSS para ser afastado e receber o benefício. O caso dele já está na Justiça, mas essas coisas demoram muito. Eu tive que sair do meu emprego para cuidar dele, e com os dois sem renda, a situação ficou bastante complicada. Mal temos dinheiro pra comprar comida”, queixou-se a esposa Vera.

As dificuldades são tantas que ela decidiu pedir ajuda às pessoas, através da doação de alimentos ou dinheiro para poder comprar os mantimentos. “Já fui pedir ajuda na Ação Social, mas eles ainda não foram até minha casa. Estou ficando desesperada, por isso venho à público e acredito na solidariedade das pessoas. Esses dias o Adão estava com fome e eu não tinha nada que dar pra ele comer, foi triste demais”, disse a mulher em prantos.

Serviço

Se você quer ajudar o Adão, poderá fazer sua doação na rua Gerânios (continuação), nº 24, Jardim Tupy, ou ligue para a Vera no 9263-0242.

Texto: Maurenn Bernardo

Leia outras notícias