Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) concluiu nesta segunda-feira, 3 de janeiro, a instalação do primeiro conjunto de temporizadores e barras de LED que serão colocados em vários cruzamentos para trazer mais segurança aos pedestres que precisam atravessar aquelas ruas mais movimentadas da cidade.

A nova tecnologia foi adquirida pela Prefeitura por meio de processo licitatório e deve ser instalada inicialmente em sete cruzamentos do Município. O sistema é composto por temporizadores que mostram quanto tempo o pedestre tem para atravessar a rua e, do mesmo modo, quanto tempo ele terá que esperar até que o sinaleiro volte a abrir.  O equipamento também é integrado a barras de LED instaladas no chão, sincronizadas de acordo com as cores do sinaleiro. Assim, se o sinal está verde para o pedestre, a barra de led também fica verde. Se o sinal está vermelho para o pedestre, a barra de led também fica vermelha.

O primeiro dos cruzamentos que ganhou a nova tecnologia é o da rua Manoel Ribas com Avenida Victor do Amaral. Além de melhorar a comunicação visual para aqueles que precisam cruzar as vias mais movimentadas da cidade, o novo sistema também foi desenvolvido como forma de alertar aqueles pedestres mais distraídos, principalmente os que têm a mania de andar olhando para baixo ou mexendo no celular. Isto porque, mesmo com a cabeça baixa, a pessoa tem sua atenção chamada pelo led instalado no asfalto.

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM