Um seminário que será realizado nos dias 19 e 20 de maio, com transmissão pelo canal do youtube da Unifacear, a partir das 19h, terá como tema as “Práticas inclusivas no ambiente educacional”. A live é organizada pela faculdade, em parceria com a AKA – Associação Kasa do Autista de Araucária. As inscrições para os interessados em participar deverão ser feitas através do site sympla. com.br e o participante que quiser receber a certificação do evento, poderá contribuir com o valor simbólico de R$12,50, que será revertido em prol das ações da AKA.

Para a organização do Seminário, a inclusão é um fenômeno social complexo, que depende essencialmente de planejamento, juntamente com a capacitação dos profissionais envolvidos na educação e no atendimento às pessoas com deficiência. Foi pensando nas pessoas que não se acomodam e sempre vão além dos próprios limites que surgiu a ideia desse seminário. O evento contará com a participação de profissionais com vasta experiência na educação especial, que irão abordar temáticas diretamente relacionadas às práticas e estratégias baseadas em evidências científicas de como lidar com o aluno no processo de inclusão e a utilização de materiais adaptados.

A presidente da AKA, Sandra Prado, graduanda em Psicopedagogia, fará uma explanação no dia 19, com o tema “O conhecimento liberta”. A arquiteta e professora universitária Veridiana Dasko falará neste mesmo dia, sobre o tema “Da normalidade à inclusão – o caminho percorrido dentro da sala de aula”. Ainda no dia 19, a empreendedora na área de recursos visuais e de apoio relacionado ao processo de estimulação e aprendizado, Ruth Choinski, vai falar sobre “O uso de recursos visuais para uma educação efetiva”.

No dia 20, a explanação será com o PHD em Educação Especial, com ênfase na inclusão escolar da pessoa com Transtorno do Espectro Autista TEA, Lucelmo Lacerda, que falará sobre “Educação especial na prática”. Rubiana de Almeida Oliveira, idealizadora da página @meufi lhoautista, uma loja virtual de materiais educacionais adaptados para pessoas com dificuldade de aprendizagem, vai falar no dia 20, sobre “O uso de materiais adaptados”.

Mais informações sobre o seminário poderão ser obtidas pelo fone (41) 99974- 2038.

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe