Pesquisar
Close this search box.

Servidores deliberam pauta da Data-base 2015 em assembleia do SIFAR

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Servidores municipais de Araucária participaram da assembleia do SIFAR para votação da pauta da Data-Base 2015, que aconteceu no final da tarde de ontem (12), no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, no centro de Araucária. Devido ao não avanço nas negociações com a administração no ano passado e, como praticamente todos os itens da pauta anterior não foram atendidos, a grande maioria dos itens desta pauta foram mantidos com algumas revisões.

Durante as deliberações alguns servidores manifestaram-se sobre suas atuais situações nos locais de trabalho. “O local onde eu trabalho é um dos piores para ficar. Tivemos uma comissão destituída, não temos banheiro nem refeitório adequados, trabalhamos com barulho excessivo, no meio da poeira e com muita poluição. Está tudo errado”, afirmou um funcionário, indignado com o fato de não haver nenhuma melhoria na secretaria mesmo com a mudança de Secretário.

Outro servidor, também revoltado com a situação do funcionalismo municipal, opinou sobre a justificativa do poder público sobre a inviabilidade do deferimento dos reajustes, que é direito do trabalhador. “A administração diz que só poderá nos pagar e acertar suas contas desde que haja disponibilidade financeira, mas isso nunca vai acontecer. Enquanto existirem tantos cargos comissionados no Brasil inteiro e enquanto o dinheiro público for usado para falcatruas do governo não haverá essa disponibilidade que já virou desculpa barata dos governantes”, disse.

Reivindicações para a regulamentação do artigo 40 do Estatuto do Servidor, para reajuste do auxílio alimentação, regulamentação de funções gratificadas, redução da carga horária para 30 horas de servidores da área da saúde, estruturação do departamento de saúde ocupacional e reconhecimento e reestruturação de categorias específicas foram alguns dos itens que mantiveram-se na pauta deste ano. Foi inclusa a criação de uma normativa para a regulamentação da aplicação da súmula vinculante número 33, junto ao Fundo de Previdência, que estabelece normas aos servidores que recebem aposentadoria especial.

Algumas cláusulas da pauta, como a que fala da criação de uma comissão paritária entre SMGP e SIFAR visando o acompanhamento dos pedidos de progressão e licença prêmio, foram consideradas prioritárias para a Data-Base, que será em junho.

Em meio a uma grande crise nacional, é notória a insatisfação dos funcionários municipais com a atual condição do serviço público, que decresce dia após dia pela indiferença desaforada dos governantes. É preciso força, união e determinação para restabelecer a ordem e reaver o que é por direito da categoria.