SMAG reforça Programa de Fomento à Ensilagem com mais duas máquinas | O Popular do Paraná
Compartilhe esta notícia:
Produtores terão mais duas máquinas ensiladeiras para o serviço. Foto: divulgação

Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) vem atendendo os produtores rurais do município com o maquinário de silagem, dentro do Programa de Fomento à Ensilagem. Neste ano, a novidade é que em dezembro do ano passado, a Prefeitura adquiriu duas máquinas ensiladeiras auxiliares, ou seja, caso alguma das quatro máquinas então usadas apresente algum tipo de problema, poderão ser substituídas, evitando que os produtores rurais tenham que aguardar o conserto. “Essas quatro máquinas que já vinham sendo usadas desde o início do programa receberam esse reforço de mais duas, somando, assim, seis maquinários no total. Porém, entendemos que temos somente quatro, pois as novas serão usadas como auxílio”, explicou Giselle do Prado, do Departamento Agronômico da SMAG.

As inscrições para o Programa foram feitas em dezembro de 2020 e em janeiro deste ano os atendimentos iniciaram. “Tivemos cerca de 70 inscrições de agricultores. Os atendimentos estão sendo feitos conforme os agendamentos e deverão seguir até meados de abril”, informou Giselle.
Embora o serviço neste ano já tenha iniciado, as condições climáticas não estão favoráveis para acompanhamento do cronograma da secretaria. Isto porque o serviço de silagem depende da maturação do milho, além do terreno mais seco, o que está sendo comprometido neste início de ano devido ao tempo chuvoso.

Sobre o Programa

O Programa de Fomento à Ensilagem foi criado pela Lei n° 3327 de 2018, para reserva do alimento produzido para suplementação ao gado nos meses de inverno, quando a qualidade das pastagens diminui consideravelmente. Entre os objetivos do programa está a utilização de horas-máquina aos agricultores que não possuem trator, ensiladeira e carreta agrícola. Vale destacar que o serviço é ofertado aos produtores com CAD-PRO (registro rural).

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1247 – 04/02/2021

Compartilhe esta notícia:


Aproveite, cadastre seu email para receber novidades!

, , , ,