SMED está preparando as escolas para o retorno presencial

Carteiras foram afastadas e marcadas com com fitas para garantir o distanciamento entre as crianças.
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) está preparando as escolas municipais e CMEIs para atender os protocolos de biossegurança, frente à possível retomada das aulas presenciais (no sistema híbrido) no dia 2 de agosto, em conformidade com o Decreto nº 36.024, de 11 de maio de 2021. As 35 escolas e os 39 centros estão recebendo os equipamentos de proteção individual (EPIs), além de mudanças na estrutura organizacional, necessárias para garantir a segurança dos professores, funcionários e alunos. “Todos os dias nossas equipes organizam pelo menos duas escolas, e o cronograma já está bem adiantado”, observou a secretária Adriana Palmieri Chaves.

Entre as mudanças estão a realização, no entorno das Unidades Educacionais, da marcação do distanciamento recomendado de 1,5 metro entre as crianças, a fim de evitar aglomerações nos momentos de entrada e saída; na parte interior, também deverá ser feita marcação do distanciamento recomendado onde for necessário, como na fila para a verificação de temperatura, para usar o refeitório, banheiro, bebedouro, entre outros. As escolas deverão ter ainda, rotas de circulação para evitar aglomerações, marcação de lugares que não podem ser utilizados com um “X”, com fitas, a fim de garantir o distanciamento exigido.

Outras recomendações são: manter janelas e portas abertas para melhor ventilar os espaços, evitar o uso do ar condicionado e ventilador, mas caso seja necessário, deve haver a verificação, manutenção e higienização rigorosa desses equipamentos. A SMED também deverá instalar barreiras físicas de acrílico ou acetato sobre balcões de atendimento ao público e fornecer protetor de acrílico aos trabalhadores que têm maior interação com o público. Os bebedouros também deverão ser desativados e isolados.

As crianças, bem como suas famílias, deverão ser orientadas para que caso haja fila, respeitar o espaçamento entre as pessoas, conforme as marcações no piso; dar preferência à garrafa cuja porção que encosta nos lábios fique protegida por uma tampa.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1265 – 10/06/2021

Compartilhar
PUBLICIDADE