Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

O parquinho fica próximo à torre de alta tensão e embaixo dos cabos elétricos
O parquinho fica próximo à torre de alta tensão e embaixo dos cabos elétricos

Enquanto os pequenos moradores do Iguatemi se divertem com o novo parquinho instalado pela Secreta­ria Municipal de Esporte e Lazer na região, quem presta atenção no local escolhido pela Prefeitura se preocupa. De acordo com leitores do jornal O Popular do Paraná, os brinquedos foram instalados perto de uma torre de alta tensão e embaixo dos cabos elétricos.

De acordo com uma reportagem publicada pela Super Interessante em seu site super.abril.com.br, a preocupação tem fundamento científico, pois a radiação emitida pode causar problemas graves. “Está claro que as ondas de baixa energia podem interagir com as células e órgãos, e produzir mudanças biológicas”, informou a publicação.

Segundo a assessoria de comunicação da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), as faixas de segurança de linhas de transmissão são consideradas faixas não edificáveis. “Por isso, não são permitidas quaisquer construções ou ocupações que proporcionem a permanência habitual ou eventual de pessoas sob as linhas de transmissão”, informa.

Além disso, a Companhia informa que seus técnicos farão um levantamento no local para confirmar se o parquinho está na faixa de segurança e, caso seja confirmado, notificarão os responsáveis.

No entanto, a Prefeitura de Arau­cária afirma que o loteamento existe há anos e ou­tras instalações já existiram lá. “Mesmo assim, vamos estudar uma maneira junto com a comunidade e até mesmo com a Copel para que não haja riscos para as crianças que frequentam o parquinho”, promete.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: EVERSON SANTOS

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM