Um dos principais problemas ambientais da atualidade é, sem dúvida, a grande quantidade de lixo produzida no planeta. Paralelamente a isso, surge outra questão ainda mais preocupante: o consumo desenfreado, a não reutilização adequada dos materiais recicláveis e o descarte incorreto do lixo. Um problema comum que tem ocorrido e trazido prejuízos ao meio ambiente, é quando a população coloca o lixo no chão, em muitos casos fora dos dias da coleta, e acontece de os cachorros rasgarem sacolas e espalharem os resíduos pela rua. Em muitos casos não é possível identificar o morador culpado, para fazê-lo limpar a sujeira.
“Esses dias eu saí para trabalhar e na minha rua, a Miguel Bertolino Pizzatto, que fica bem no centro da cidade, tinha um rastro de lixo que os cães haviam espalhado. Uma sujeirada imensa que, com certeza, o responsável pelo lixo não iria se dignar em limpar. Deveriam existir multas pesadas pra quem faz isso, porque ninguém é obrigado a andar pela rua e tropeçar em fraldas cagadas, restos de comida e tantas outras coisas”, reclamou um morador.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta que o lixo deve ser colocado para coleta, devidamente acondicionado, respeitando os dias certos em que o caminhão passa. Se possível, somente colocar as sacolas para fora perto do horário da coleta. Outra recomendação é não deixar o lixo no chão, procurando sempre colocá-lo em lixeiras adequadas, para evitar que os cães rasguem as sacolas.
Os horários das coletas de lixo comum e recicláveis no Centro, bairros e área rural, estão disponíveis no site da Prefeitura (https://araucaria.atende.net/cidadao), Secretarias (Meio Ambiente), Limpeza Pública (mapas de coleta de lixo).
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1280 – 23/09/2021