Teve bastante araucariense na prova

Viviane durante a prova na água. Osvaldo, no detalhe, comemorou na chegada
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Viviane durante a prova na água. Osvaldo, no detalhe, comemorou na chegada
Viviane durante a prova na água. Osvaldo, no detalhe, comemorou na chegada

1916380_745403632228556_2231230662231398380_n - Cópia
Escalada com cordas, rastejo no escuro, tobogã gigante, piscina de gelo e muita lama. Não estamos falando de um treinamento do Exército, mas de cenário de obstáculos que os participantes do Desafio Braves Mud Race, corrida de aventura na lama, realizada no sábado, 2 de abril, em São José dos Pinhais, tiveram que enfrentar. O evento teve 2,7 mil participantes, entre eles, muitos arau­carienses, e as disputas envolveram três categorias.

Na categoria Elite foram 10 quilômetros de prova e aproximadamente 55 obstáculos. O percurso é modificado todos os anos. As outras duas categorias foram For Fun, com seis quilômetros e aproximadamente 45 obstáculos e a Desafio Brave Kids, com 10 obstáculos e um quilômetro de prova, da qual participaram crianças de 5 a 13 anos. A prova tem como principal objetivo proporcionar uma experiência de vida, uma mistura de emoções, e testa os participantes através do medo de altura, do escuro, ambientes fechados e superação. Para o Braves, mais importante que a vitória, é a superação pessoal.

A araucariense Viviane Baida estreou na competição, na categoria For Fun. “Fui convidada por uma academia de Curitiba para integrar uma equipe, e como já venho praticando atividades físicas e exercícios funcionais há certo tempo, vi no Braves uma forma de atividade que vai além do esforço físico, envolvendo também o emocional, onde temos que encarar vários desafios. São quase 50 obs­táculos, de salto, lama, descidas, rampas, escalada, onde o medo e o pensamento que não temos a capacidade para fazer aquilo são deixados de lado. A cada obstáculo descobrimos que eles podem ser encarados e superados”, disse a atleta.

Também de Araucária, Osvaldo Raksa enfrentou a prova pela segunda vez, na categoria For Fun, e disse que a cada participação consegue desafiar seus próprios limites. “No ano passado a prova estava mais leve, mas isso é bom, pois conseguimos descobrir até onde vai nossa capacidade de enfrentar coisas novas, e nossa superação. Vou continuar trei­nando duro para enfrentar as futuras etapas, que serão realizadas ainda este ano”, comentou.

Na elite

Rubia Barcelar Ohpis e Diego Silveira Salvador foram mais além e competiram na categoria Elite, onde o não cumprimento dos obs­táculos, gera punições no final da prova. “Esta foi a terceira vez que participei. Costumo treinar individualmente e pra mim é uma das melhores provas que existe. Fui a primeira vez e me apaixonei, e vou participar sempre que puder”, comentou.

Além de Viviane, Osvaldo, Rubia e Diego, também representaram Araucária os atletas Carla Giacomoni Ohpis, Bruna Ohpis, Osvaldo Raksa Neto, Veri Ohpis, Andreia Panek e Adriana Mikoski.

Segundo João Marcos Farias, da equipe de organização do Desafio Braves, as próximas etapas estão previstas para os meses de agosto e dezembro.

Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE