Times reclamam da arbitragem na Primeirona 2015

Segundo a Liga, todos os árbitros estão preparados para atuar na Primeira Divisão
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Segundo a Liga, todos os árbitros estão preparados para atuar na Primeira Divisão
Segundo a Liga, todos os árbitros estão preparados para atuar na Primeira Divisão

As partidas marcadas por grandes lances e muita animação na Primeirona deste ano também têm sido lembradas pelo stress e confusões com os árbitros em campo. Por isso, algumas equipes entra­ram em contato com o jornal O Popular do Paraná pedindo explicações à Liga Desportiva de Araucária a respeito da atuação desses juízes.

Segundo o técnico de uma das equipes, os árbitros esco­lhidos para o torneio estariam despreparados, o que prejudicou alguns clubes. “Inclusive, já houve até agressões em um dos árbitros, sem falar dos lances invertidos e das expulsões equi­vocadas. Está ruim mesmo!”, afirmou. “Ouvi dizer que esses juízes não estão sendo pagos como combinado, então estão fazendo de propósito”, comentou outra fonte, que preferiu não se identificar.

De acordo com Daniel Kochmann, presidente da Liga Desportiva de Araucária, a arbitragem sempre é o calo de todo campeonato porque muitos jogadores não se importam com as regras do futebol, mas com o que lhes convém. “A equipe que sai perdendo sempre vai reclamar e tentar culpar alguém pelo resultado. Isso é normal”, afirma.

Por isso, o presidente garante que o problema não está nos juízes selecionados para o campeonato deste ano. “Nós sempre escolhemos aqueles que são filiados à Associação dos Árbitros, federados ou que tenham feito curso e atuem em torneios. E, quanto ao pagamento, a taxa de arbitragem é paga dentro da normalidade e ela não vai interferir no desempenho e atuação do árbitro”, garante.

No entanto, ele confirma que houve um desentendimento entre atletas, um técnico e o juiz na 2ª rodada da competição e que o caso já foi penalizado. “Nossa comissão disciplinar suspendeu os envolvidos porque o futebol é feito para lazer, integração e amizade. Então, esperamos que nada disso se repita na etapa final”.

Últimos jogos

Assim, a expectativa é de jogos tranquilos com arbitragem correta neste domingo, 15 de novembro. “Lembrando que os primeiros a entrarem em campo serão os times Costeira e União Cinco Jardins na final do campeonato juvenil, às 10h, seguidos pelos semifinalistas do Adulto, às 14h e 16h”, informa a Liga.

Conheça o técnico do União Cinco Jardins Juvenil

Jamil de Jesus dos Santos tem 49 anos e já jogou na categoria de base do extinto Esporte Clube Pinheiros
Jamil de Jesus dos Santos tem 49 anos e já jogou na categoria de base do extinto Esporte Clube Pinheiros

Como começou a jogar futebol? Sempre gostei de futebol e logo cedo joguei na categoria de base do extinto Pinheiros, que mais tarde se uniu ao Colorado para fundar o Paraná Clube. Depois, atuei como jogador em vários times amadores de Curitiba como Capão Raso e Ipiranga, e até hoje estou envolvido em torneios da categoria veteranos.

Como se tornou técnico? Há oito anos, eu recebi o convite de me tornar treinador do Projeto Vencer, e aceitei o desafio. Já tive a oportunidade de trabalhar à frente de times adultos também, mas me dedico mais ao juvenil e temos diversos objetivos como vencer a Primeirona deste ano em nome do União Cinco Jardins e em outros torneios de Curitiba e Fazenda Rio Grande nas categorias Sub13 e Sub17.

Melhor momento no futebol? Com certeza foi a oportunidade que tive de jogar na categoria de base do extinto Pinheiros. Infelizmente, não pude continuar na equipe devido à condição financeira da minha família e precisei deixar o sonho para trabalhar.

O que achou da atuação de vocês na Primeirona deste ano? Em nossa primeira partida, o grupo não estava tão confiante, mas depois nos unimos no objetivo de sermos campeões, e o grupo está de parabéns por ter chegado até aqui.

Agradecimentos: Aos 18 jogadores que estão inscritos na Primeirona e à nossa comissão técnica que esteve presente em todos os momentos. Inclusive, um dos jogadores quebrou o braço no primeiro jogo, foi atendido pelo nosso massagista e agora vai entrar em campo na final.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS / DIVULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE