Araucária PR, , 25°C

Tokarski leva o 1º “ouro” depois de vencer o câncer
Agora, Marcos Tokarski pretende conquistar o título da temporada Tokarski leva o 1º “ouro” depois de vencer o câncer
O piloto contou com o apoio do navegador Kana Ribeiro

Após ser campeão da Copa Peugeot 2008, chegar perto do Mundial e enfrentar um temido câncer, o piloto araucariense Marcos Tokarski teve a alegria de voltar às corridas. Uma delas foi a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade, que aconteceu em Ponta Grossa no dia 3 de maio.

Lá, o piloto recebeu um bom carro da equipe Le Lac, e brigou pela vitória. “Foram 90 km de trechos de alta velocidade em que andamos em velocidades superiores a 170 km/h”, conta. “Além disso, o Kana Ribeiro também navegou muito bem, o que nos proporcionou um final de semana perfeito”, comemora o araucariense, que conquistou o 1º lugar da prova. “Foi muito bom voltar a vencer depois de um forte acidente e do problema de saúde que enfrentei. A ideia agora é buscar o título da temporada”, promete.

História
Em novembro de 2011, Tokarski sofreu um grave acidente na etapa do Brasileiro que aconteceu em Pomerode, Santa Catarina. “Eu perdi o controle do carro em uma curva e capotei quatro vezes. Com isso, meus familiares ficaram receosos, e eu precisei me afastar do rally”, recorda.

Nesse tempo, o piloto também perdeu peso, começou a sentir fraqueza e dores nas costas. “Procurei um otorrino, fiz um ultrassom e uma tomografia. O médico me disse que podia ser um linfoma Não Hodgkin, aquele câncer que o Reynaldo Gianecchini teve”, conta. Com a possibilidade apresentada, Tokarski procurou um oncologista para descobrir a verdade. “Peguei o resultado no dia 31 de abril e, em 1º de maio, um plantonista me informou que a dedução do otorrino estava certa. Fiquei sem chão”.

No entanto, Tokarski decidiu enfrentar a situação de cabeça erguida, mudou totalmente sua rotina e, em outubro, teve a felicidade de dizer adeus às quimioterapias. “A fé ajuda muito na recuperação, então eu nunca desisti e sempre pensei em voltar a correr porque é o que gosto de fazer”, garante o piloto, que já se prepara para a próxima etapa do Paranaense deste ano, no dia 5 de julho. “Essa etapa acontecerá em Araucária, o que nos dará certa vantagem, já que conhecemos bem a região”, adianta.
 

Leia outras notícias