Último fim de semana termina com saldo positivo

A PM realizou bloqueios simultâneos, um deles na avenida Victor do Amaral
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A PM realizou bloqueios simultâneos, um deles na avenida Victor do Amaral
A PM realizou bloqueios simultâneos, um deles na avenida Victor do Amaral

Desde a última sexta-feira (02), até o domingo, a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal atua­ram firmemente em Araucária em operações e ações integradas. Estiveram presentes nas ações, o capitão da 2ª Cia da PM, Nelson Stoccheiro, a delegada da Mulher, Juliana Dalacqua, e o delegado titular da delegacia Geral de Araucária, João Marcelo Chagas.

Na sexta-feira à noite a Polícia Civil, com o apoio da Secretaria de Finanças de Araucária, Conselho Tutelar e também com a PM e GM, realizaram uma grande ope­ração por toda a cidade. Pessoas e bares foram revistados, e, em uma taba­caria um cliente abordado foi levado à Delegacia devido à um mandado de prisão em aberto. Um estabelecimento comercial localizado próximo à Câmara de Vereadores teve as portas fechadas por falta de alvará, e em uma distribuidora de bebidas na avenida Archelau de Almeida Torres foram encontradas três máquinas de caça níquel, que, por sua vez, foram recolhidas pela polícia.

Também na sexta-feira a Polícia Militar realizou vários bloqueios simultâneos no Município e prendeu um homem que estava armado com uma pistola calibre 380. A operação, chamada União por Araucária, teve início às 16h e seguiu até 21h. Durante este período, foram abordados 59 carros, 30 motocicletas e 220 pessoas foram revistadas.

A Guarda Municipal também efetuou algumas prisões. Ainda na manhã da sexta, após uma denúncia, um veículo Kia Soul, placas AGJ-6118, foi abordado por integrantes da Guarda, pois estariam rondando residências na região do parque Cachoeira na tentativa de cometer furtos. No carro, foram encontrados um pé de cabra e um alicate especial para cortar cadeados. O veículo também estava com alerta de roubo e com a numeração do chassi alterada. Os três rapazes que estavam no carro foram encaminhados à Delegacia.

Um pouco mais tarde, por volta das 15h da sexta-feira, dois indivíduos em atitude suspeita foram abordados pela equipe da guarda no Terminal Rodoviário Central e encaminhados à Delegacia por estarem com 50 buchas de cocaína e seis pedras de crack.

Já na tarde de sábado (03), durante patrulhamento da GM, um homem foi flagrado tentando entrar no Cmei Tupy. O homem já havia arrombado a porta de entrada, mas os guardas conseguiram pegá-lo no ato. O ladrão ainda tentou fugir, mas acabou se ferindo e foi preso.

No domingo (04), Guardas Municipais estavam patrulhando a área central de Araucária, na rua João Antônio Xavier, e observaram que um casal após avistar a viatura apresentou atitude suspeita. Com os dois, foi encontrado um simulacro de pistola. Por isso, o casal foi encaminhado à Delegacia, pois, mesmo que não haja queixa, é proibida a venda de armas de brinquedo.

O Diretor de Departamento da Guarda Municipal de Araucária, Alaercio José Libel Nijo, atribui o saldo positivo das últimas ações à chegada do novo Secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, que determinou que todo o efetivo da guarda esteja nas ruas com autorização para abordar e prender indivíduos. “A GM está adotando uma nova filosofia de trabalho com a chegada do secretário Castanheira. O reflexo foi quase imediato, visto que no primeiro dia da nova forma de atuação houve mais de 30 pessoas abordadas, veículos roubados foram recuperados, drogas apreendidas e detenção de pessoas”, comentou Libel. Segundo ele, outras mudanças estão sendo implantadas e em pouco tempo certamente surtirão o efeito desejado não só pelas forças de segurança do Município como por toda a população, que é a redução significativa nos índices de criminalidade.

A GM também adotou um sistema de registro das ocorrências, onde será desenvolvido um banco de dados para que as informações possam ser cruzadas com as da Polícia Civil e Polícia Militar, resultando em maior efetividade nas detenções.

“Pedimos o apoio de toda a população, pois com o aumento de agentes na rua haverá também aumento de pessoas abordadas. Isso pode incomodar alguns cidadãos, mas vale lembrar que o fato de uma pessoa ser abordada não significa que é bandida. Tratam-se de medidas necessárias para proporcionar a tão almejada sensação de segurança”, explicou Alaercio Libel. Ele ainda contou que além dos ajustes operacionais, está sendo também providenciado o conserto de algumas viaturas, visando a melhora de atendimento à população.

Texto: Rafaela Carvalho / Foto: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE