Compartilhe esta notícia

Normalmente quando, individualmente, temos um intervalo de tempo em que as coisas não acontecem como planejamos, temos por hábito dizer que aquele período é para “se esquecer”. Mas, o que dizer quando esse intervalor de tempo é um ano inteiro? E, pior, o que dizer quando as coisas não aconteceram como planejado só para uma pessoa e sim para o mundo inteiro?

Pois é! Parece ser exatamente este o caso do ano de 2020. Definitivamente ninguém, absolutamente ninguém neste planeta de 7 bilhões de habitantes pode dizer que o ano foi como planejou no final de 2019. E não pode porque enfrentamos (ainda estamos) o maior desafio de nossa geração: o novo coronavírus, a doença que nos obrigou a mudar nossa rotina, que desacelerou nossa vida e, infelizmente, interrompeu definitivamente a vida de milhares e milhares de pessoas.

Porém, apesar de não ser um ano bom, não é possível simplesmente esquecermos dele. É preciso sim, aprender com ele. Sim, porque de tudo na vida é possível tirar bons ensinamentos e evoluirmos com ele. É fato que deixamos de fazer muitas coisas em 2020. Mas é fato também que fizemos várias outras. Estamos mais em casa, conversamos mais com nossas famílias. Aprendemos a nos colocar um pouco mais no lugar do outro. Os pais nos lugares dos professores, por exemplo. Aprendemos a valorizar o trabalho de profissionais que, confessemos, não dávamos a devida importância.

Nos obrigamos também a reaprender a trabalhar. Transformamos nossas casas em nossos escritórios. Aprendemos – na marra – a usar tecnologias que nos pareciam um bicho de sete cabeças, como videoconferências, uso de webcams e assim por diante.

Aprendemos, da mesma forma, a cuidar um pouco mais de nossa saúde. Aprendemos a tossir, aprendemos a manter a higienização das mãos, a deixar o calçado na porta de casa. A cuidar mais da nossa saúde e de quem está ao nosso redor.

Enfim, o ano termina com muita dor, mas também muito aprendizado. Precisamos então aprender a lidar bem com o primeiro e aproveitar para sempre o segundo.

Boa leitura a todos e um ótimo final de ano. O Popular agora dá uma pausa em suas edições impressas. Retornamos em 14 de janeiro. Até lá, você segue acompanhando tudo o que acontece em Araucária por meio de nosso site, www.opopularpr.com.br, e nossas redes sociais! Fiquem todos bem!

Publicado na edição 1243 – 17/12/2020

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio