Unifacear comemora 20 anos dedicados ao ensino de qualidade, O Popular do Paraná
A Unifacear iniciou seu projeto em Araucária e hoje possui polos em diversos municípios. Foto: divulgação

Com 20 anos de profissionalismo e muito aprendizado, o Centro Universitário Unifacear se tornou uma referência em ensino superior em Araucária, onde iniciou suas atividades, em Curitiba e nas cidades da região metropolitana. Hoje a instituição vivencia um momento único, pois conseguiu alicerçar a maturidade das experiências obtidas, juntamente com a competência de seus diretores, professores e demais colaboradores.

Mas afinal, como tudo isso foi possível? É claro que para construir uma história, é preciso mais do que cimento e tijolos. É preciso um ideal, um propósito e muito amor no que se faz. E foi assim que a Unifacear começou, nos idos de 1986, pelas mãos de um grupo formado por educadores e empresários, que manifestou a ambição de levar o conhecimento e a educação em todos os níveis, no município de Araucária. A partir desse propósito, foram muitas reuniões, muitas decisões a serem tomadas, planos traçados e novos rumos, até que em 1998, começaram de fato os preparativos para a implantação de uma faculdade na cidade.

Projeto definido, foi a vez de buscar instalações físicas e protocolos solicitados junto ao Ministério da Educação. Isso exigiu muita dedicação e superação de todos os envolvidos, até que em 21 de novembro de 2001, a então Facear, foi oficialmente credenciada pelo MEC, através da portaria nº 2.464/01. E já na sua primeira década de existência (de 2001 a 2011), a instituição havia crescido e estava consolidada.

Em 2011 a faculdade iniciou o seu projeto de expansão com foco em Curitiba e na região metropolitana, e em apenas 7 anos, abriu 4 unidades próprias na capital, localizadas nos bairros Bacacheri, Portão, Santa Felicidade e Sítio Cercado, além de uma unidade na cidade de Fazenda Rio Grande.

“Hoje temos orgulho de dizer que somos a faculdade que mais possui unidades próprias em Curitiba e região, totalizando mais de 70 mil metros quadrados de área construída em salas de aulas e laboratórios especializados. E nestes 20 anos, temos orgulho de dizer que ajudamos no crescimento e desenvolvimento da cidade de Araucária, Curitiba e Fazenda Rio Grande, pois formamos administradores, engenheiros, contabilistas, gestores, enfermeiros, biomédicos, fisioterapeutas, químicos, advogados, pedagogos, analistas de sistemas, professores e muitos outros profissionais”, reconheceu o reitor Murilo Andrade.

Vidas transformadas

Mas além de formar excelentes profissionais, a Unifacear tem a convicção que também formou pessoas extraordinárias, ensinandos valores e princípios que todo cidadão deve ter. “O nosso grande diferencial é que nos relacionamos com cada aluno como pessoas e não como números, onde todos os professores, inclusive os diretores e gestores, estão sempre à disposição para ouvi-los. Enfim, o prazer de transformar vidas por meio da educação é imenso e com certeza, o combustível que nos moveu nestes 20 anos de história. E quando comemoramos este aniversário, a minha maior alegria é ver que já formamos quase 10 mil pessoas, impactando positivamente suas vidas e de suas famílias. Este é o propósito que me move todos os dias como reitor do grupo Unifacear”, avaliou Murilo.

Ele destaca ainda o empenho da instituição em estar sempre buscando a perfeição para entregar o melhor aos alunos. “Porém, sabemos que isso nem sempre é possível, pois somos uma instituição feita de pessoas, que por algumas vezes podem cometer erros. Entretanto, temos certeza de que no fim das contas, temos muito mais prós do que contras e que os alunos que já formamos, podem se orgulhar de uma instituição que sempre se esforçou para oferecer a melhor qualidade de ensino”, assegurou.

Agradecimentos

Ao ver o sonho de construir uma faculdade sendo realizado, tijolo por tijolo, passo por passo, conquista atrás de conquista, o reitor Murilo Andrade fez questão de enaltecer todos aqueles que estiveram juntos nessa longa jornada. “Nosso eterno obrigado ao mantenedor José Corsino e a todos os que passaram por aqui ou ainda estão conosco, entre alunos, colaboradores, professores, coordenadores e diretores. Todos são peças fundamentais nessa engrenagem chamada Unifacear e, com certeza, contribuíram e contribuem para que a comemoração dos 20 anos seja tão gratificante”.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1291 – 09/12/2021

VEJA TAMBÉM

Compartilhe