Pesquisar
Close this search box.

Vacina contra gripe continua apenas para grupos prioritários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Segundo determinação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), a campanha de vacinação contra a gripe em Araucária continua até esta sexta-feira, 9 de junho, apenas para os grupos prioritários já definidos anteriormente. Nos grupos estão crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade.

Na sexta-feira, 2 de junho, o Ministério da Saúde havia dado autonomia para cada Estado definir se libera a ampliação dos grupos vacinados, dependendo da análise técnica da Comissão de Infectologia em consenso com os municípios.

De acordo com a análise da SESA, com o número de doses disponíveis no momento não é possível atender toda a população paranaense. Por isso, solicita-se que somente as pessoas definidas como público-alvo da campanha compareçam às unidades de básicas de saúde para tomar a vacina contra a gripe. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

Eficácia

De extrema importância, a vacinação tem como objetivo diminuir o número de ocorrências e mortes por Influenza, tendo como benefício uma redução de 32% a 45% nos números de hospitalizações por pneumonia e de até 75% no número de mortes por complicações da Influenza.
A campanha visa melhorar a qualidade de vida de seu público-alvo e reduzir o índice de mortes por Influenza, que teve seu maior número no ano de 2016 com mais de 2 mil mortes em um total de mais de 12 mil casos registrados da doença no Brasil.

Texto: Maurenn Bernardo