Pesquisar
Close this search box.

Vacinação contra a gripe está muito abaixo do esperado

Imagem de destaque - Vacinação contra a gripe está muito abaixo do esperado
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Embora o Ministério da Saúde tenha liberado a vacina contra a influenza (gripe) para a população em geral, a procura em Araucária está abaixo do esperado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

A meta para a população alvo é de 90%, que são os grupos de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas aldeados.

Segundo a SMSA, a cobertura vacinal total neste momento está em 43,66%. Desde o início da campanha, em 25 de março, até o dia 13 de maio, foram aplicadas 22.448 doses entre os grupos prioritários e população geral. “Os públicos que mais buscam pela vacina da gripe neste momento são os idosos, crianças e população em geral”, completa a secretaria.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio. O imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde do Município. Para se vacinar, basta apresentar os documentos pessoais e a caderneta de vacinação, se tiver. É importante destacar que as salas de vacina fecharão 30 minutos antes do encerramento da unidade de saúde para controle de estoque e organização interna. Portanto, o atendimento para vacinação será das 8h às 16h30 nas unidades que fecham às 17h e das 8h às 18h30 nas unidades que encerram às 19h.

Sobre a vacina

As vacinas contra a Influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.  Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).