Na madrugada desta segunda-feira, 17 de outubro, dois rapazes provocaram alguns atos de vandalismo no centro de Araucária. Fachadas de comércios e placas de sinalização de trânsito foram alvo da dupla revoltada.
Por volta das 3h, os rapazes destruíram a fachada do centro médico SoluMedi, localizado na rua Fernando Suchow, entre a avenida Victor do Amaral e a rua Professor Alfredo Parodi. De acordo com Francini Wagner Marcon, responsável pela unidade em Araucária, esta foi a segunda vez, em menos de dois meses, que vândalos agem em seu estabelecimento. “Pelas imagens gravadas, é possível notar que eles usam um objeto para arrancarem a placa da fachada e em seguida saem carregando a estrutura. A vizinha, que mora na parte superior do prédio, contou que viu os dois homens agindo e gritou pela janela para que eles deixassem a placa”, contou Francini. Ainda, de acordo com ela, a ação dos vândalos resultou também em azulejos quebrados.
Na primeira vez que a empresa ficou no prejuízo, cerca de dois meses atrás, dois homens e uma mulher cortaram a lona da fachada com uma faca e tentaram atear fogo. “Eles só não conseguiram porque o material não queima tão fácil. Mas ficamos algum tempo sem identificação na empresa, fora o dano financeiro”, comentou a responsável pela unidade. Segundo ela, o trio estava visivelmente sob o efeito de drogas, visto que, no vídeo, foi possível observar que eles davam chutes no ar e estavam bastante transtornados.
Para Francini, falta iluminação pública. “Já temos câmeras de segurança e também iluminação na empresa. Mas, como os postes da rua são muito distantes um do outro, há pontos mais escuros na via”, afirmou. Ela contou que desde o início do ano, todas as lojas localizadas no mesmo trecho da SoluMedi já foram assaltadas ou arrombadas. “Trabalhamos sempre preocupados com o risco da ação de bandidos. Meu marido, inclusive, transferiu a loja dele aqui para a esquina. Eu até tenho um botão do pânico que avisa na empresa dele caso eu perceba alguma ameaça”, declarou.
Ainda na madrugada de segunda, por volta das 3h10, a câmera de segurança da empresa F2 Foto e Vídeo, localizada na rua Professor Alfredo Parodi, flagrou os mesmos vândalos quebrando uma placa de sinalização de trânsito. Por alguns segundos eles ficam parados em frente à placa e logo partem para a destruição, puxando a placa para os lados até que ela quebre e se solte.
Na mesma madrugada, a fachada do estúdio de tatuagem Dark Hall, localizado próximo à empresa F2, também foi destruída. “Isso nunca tinha acontecido. Quando cheguei no estúdio pela manhã, me deparei com toda a estrutura no chão”, contou o tatuador Anderson Olech.
Texto: Rafaela Carvalho / fotos: carlos do valle / divulgação