Veja o que está funcionando em Araucária nesta sexta de greve “quase” geral | O Popular do Paraná

A paralisação nacional afetou várias categorias nesta sexta-feira, 28 de abril, e afetou vários serviços em Araucária. O protesto geral é contra as reformas das leis trabalhistas e da Previdência, que estão atualmente tramitando no Congresso. Logo nas primeiras horas da manhã, as rodovias de acesso ao Município foram bloqueadas pelos manifestantes, que queimaram pneus e impediram a passagem dos veículos. O bloqueio impediu que muitos trabalhadores chegassem aos seus locais de trabalho, seja em Curitiba ou em Araucária.

Segundo informações, a Rodovia do Xisto, nas proximidades da Repar, BR 476 foi liberada há poucos instantes.

Os sindicatos que representam o funcionalismo municipal, Sismmar e Sifar, sindicato organizaram uma caravana, que saiu por volta das 7h30, com destino à Curitiba, onde os manifestantes participam, no dia de hoje, de um ato na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. O ato também será referente ao dia 1º de maio, que foi adiantado, em uma decisão conjunta das principais Centrais Sindicais no Paraná.

Confira os serviços afetados

Transporte coletivo

Tanto no Triar quanto nos ônibus metropolitanos, a adesão à greve foi de 100%. Segundo o sindicato dos motoristas de cobradores de Curitiba e região – Sindimoc, a adesão foi voluntária e não houve protestos em frente às garagens das empresas. A previsão de normalização, segundo o sindicato, é a meia noite de hoje.

Escolas

A adesão nas escolas municipais e CMEIS foi de 70%. De acordo com o Sismmar, algumas unidades estão funcionando parcialmente e apena três mantiveram as atividades normalmente. O retorno das aulas será somente na terça-feira, dia 2 de maio, por conta do feriado de segunda, dia 1º.

A Prefeitura salientou que as unidades que não abriram hoje, terão que fazer a reposição deste dia parado, para não comprometer o calendário escolar, que prevê o cumprimento de 200 dias letivos.

Saúde

As unidades de saúde básica funcionam normalmente, inclusive nos atendimentos de urgência e emergência. Porém, devido à greve, alguns profissionais de outras cidades não conseguiram vir trabalhar, assim como, alguns usuários foram impedidos de comparecer para consultas e outros procedimentos, devido à greve do Triar.

No entanto, a Prefeitura explicou que as consultas e exames não realizados por conta da paralisação, serão remarcados, sem prejuízos para os usuários.

Segundo o Sifar, porém, algo em torno de 80% dos servidores teriam aderido ao movimento, sendo que alguns serviços da Prefeitura até abriram, mas com apenas um servidor, normalmente o que ocupa cargo de chefia.

Bancos

Os bancos da cidade funcionam normalmente nesta sexta-feira, dia 28.

Coleta de lixo

De acordo com a Prefeitura, a greve geral não vai afetar os serviços de coleta de lixo, que estão funcionando normalmente.

Postos de gasolina

Postos de gasolina da cidade também funcionam normalmente no dia de hoje (28).

Fóruns

Por conta da greve, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Vara do Trabalho suspenderam o expediente no dia de hoje. Com isso, eventuais audiências marcadas para esta sexta-feira foram remarcadas.

Veja o que está funcionando em Araucária nesta sexta de greve “quase” geral

Veja o que está funcionando em Araucária nesta sexta de greve “quase” geral

Veja o que está funcionando em Araucária nesta sexta de greve “quase” geral

Compartilhe esta notícia: