
Na tarde de terça-feira, 15 de maio, o vereador Fabio Alceu Fernandes (PSD) esteve no DER-PR-Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná e no DNIT-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, para cobrar algumas obras de melhorias para a Rodovia do Xisto – BR 476, que há tempos vem sendo reivindicadas pela comunidade araucariense. A primeira reunião foi no DER, onde o vereador se reuniu com o secretário de Infraestrutura e Logística Abelardo Luiz Lupion Mello e o diretor da pasta Luiz Cláudio da Luz, com o deputado estadual Alexandre Curi (PSB) e Benedito Garcia. Segundo o vereador, a conversa foi produtiva e o deputado Alexandre se comprometeu em interceder junto ao secretário Abelardo Lupion, no sentido de obter informações sobre quais obras estão previstas no contrato de concessão firmado com a Concessionária Caminhos do Paraná, no trecho compreendido entre os quilômetros 156 e 161, na rodovia do Xisto.
“Nesta quarta-feira, dia 16, enviei ofícios para o gabinete do deputado, explicando todas as reivindicações, entre elas a necessidade de um estudo conjunto com a Concessionária Caminhos do Paraná para a viabilidade de construção de um trevo na Rodovia do Xisto, km160, pois é uma importante intervenção viária que visa melhorar as condições de mobilidade, atendendo a antigas reivindicações de moradores e motoristas que acessam a comunidade do Campo Redondo e sofrem com o risco de acidentes durante a travessia da rodovia”, argumentou. Fabio pontuou ainda que é necessária a construção de uma obra de acesso a esta comunidade, porque para acessá-la os veículos que se deslocam a esta região, precisam aguardar no acostamento, formando filas e dificultando a visibilidade dos motoristas, ocasionando falta de segurança devido ao grande fluxo de carros. “Vale lembrar que neste trecho já aconteceram diversos acidentes”, acrescentou.
Outra necessidade, conforme enumera o vereador, seria um estudo de melhoria e ampliação na rotatória existente no km158 da Rodovia do Xisto, que hoje serve de acesso à estrada, permite a ligação com a área rural do município e faz a ligação entre as cidades de Araucária e Fazenda Rio Grande. “Em virtude da estrada do Palmital estar sendo pavimentada haverá maior fluxo de veículos nessa região, refletindo no aumento do tráfego no acesso à rodovia, necessitando assim, de melhorias nesta rotatória, para prevenção de acidentes e agilidade no fluxo de veículos”, disse Fabio.
Também na lista de prioridades o edil citou a necessidade de um estudo para viabilidade de pavimentação da marginal da Rodovia do Xisto, BR 476, localizada nos kms158 e 163. “A pavimentação é de extrema importância devido ao grande fluxo de veículos na região, pois em frente à marginal existe uma escola, um posto de saúde, residências e comércios. A falta de pavimentação está causando problemas respiratórios aos alunos e usuários do posto de saúde, além da poeira causar diversos transtornos para os moradores e comerciantes da região. Agora vamos aguardar que a partir das intervenções a Caminhos do Paraná se pronuncie, já que nas várias visitas que fizemos à concessionária, a coisa não andou”, comentou.
Implantação de guardrails na rodovia pode demorar mais um pouco
Se no DER a visita foi produtiva, no DNIT a situação foi diferente. O vereador Fabio Alceu esteve no órgão para saber a quantas andam as discussões sobre a implantação de guardrails (barreira de proteção) entre as pistas que separam a Rodovia do Xisto, principalmente no trecho entre o Rio Iguaçu e a divisa com Curitiba.
De acordo com o edil, existe uma verba de R$ 15 milhões destinada para Araucária, por meio de uma emenda parlamentar, e esta provavelmente será investida na construção do viaduto na entrada da cidade. “O DNIT informou que para este ano não há verbas que possam ser destinadas para a cidade, além destes R$ 15 milhões, que já tem destino quase certo, a única possibilidade é que a Prefeitura decida não construir o viaduto agora, sendo assim, a verba poderia ser utilizada na instalação dos guardrails”, explicou Fabio.
De acordo com o edil, a implantação das barreira é uma obra urgente, porque infelizmente uma das grandes causas de acidentes nesse trecho é o fato de os veículos, ao perderem o controle, cruzarem a pista e acertarem em cheio quem vem no sentido contrário.
Foto: divulgação
Publicado na edição 1113 – 17/05/2018