Visitantes lotam cemitérios para fazer homenagens

Durante todo o dia, a movimentação de visitantes foi intensa
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Durante todo o dia, a movimentação de visitantes foi intensa
Durante todo o dia, a movimentação de visitantes foi intensa

A movimentação nos cemitérios de Araucária começou cedo no domingo, 2 de novembro, dia de Finados. Nas primeiras horas da manhã, muitas pessoas já aproveitaram para visitar os túmulos de familiares e amigos. No entanto, o movimento também foi constante durante toda a tarde nos cemitérios Central e Independência.
Segundo estimativa da Secretaria do Meio Ambiente, que administra os cemitérios da cidade, cerca de três mil pessoas visitaram seus entes e amigos queridos que já se foram.

Os visitantes também puderam aproveitar para comprar flores, arranjos e velas na tradicional Feira de Finados, promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que aconteceu no sábado, dia 1º e no domingo, dia 2, nos portões dos dois cemitérios.

Origem do Finados

O Dia dos Finados é comemorado no dia 2 de novembro pela Igreja Católica desde o século XIII. Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já obrigavam aos cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem pelos que já faleceram e não eram lembrados.

No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.

A partir do século IV, a Igreja já começava a incluir em suas celebrações a “Memória dos Mortos” – um momento de orações dedicadas a todos os que faleceram.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE