Viver vale a pena!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Em nossa última edição, presenteamos os leitores com algumas matérias abordando a temática da prevenção ao suicídio.

Essas matérias são uma forma de O Popular contribuir com o chamado setembro amarelo, que tem como objetivo discutir justamente formas de prevenção ao suicídio.

Em tempos como os que estamos vivendo, mais do que nunca, é sempre importante estarmos atentos aos sintomas que nos colocam para baixo. A ideação de suicídio é uma das últimas etapas de um processo de tristeza, desesperança e de questionamento sobre a sua importância no dia a dia de amigos e família.

Por isso, é extremamente importante ficarmos atentos aos sintomas iniciais do que pode se desdobrar numa depressão e suas consequências extremas. Mais do que isso, é muito importante ficarmos de olho se as pessoas em nosso entorno não estão manifestando tais sinais.

Viver é um constante desafio. E, num planeta com 7 bilhões de habitantes, encontrar a sua importância não é mesmo das tarefas mais fáceis. Mas, com certeza, todos temos a nossa.

Então, se você eventualmente está num momento de tristeza, de dificuldade em encontrar sua razão de existir, não hesite em procurar ajuda. Procure conversar com amigos, com pessoas da sua confiança. Se você for cristão ou frequentar algum tipo de religião, converse com seu pastor, padre, ou seja, lá qual for o nome que ele tenha dentro do credo que você segue.

Jamais hesite também de procurar ajuda profissional, seja ela um médico psiquiatra ou um psicólogo. São esses os profissionais preparados para nos ajudar em momentos em que o nosso dia parece mais cinza, que nossa vida parece não ter a mesma graça de sempre.

Pense sempre nisso! Boa leitura!

Publicado na edição 1281 – 30/09/2021

Compartilhar
PUBLICIDADE