É comum vermos pessoas que viajam a outros países, em especial para a Europa, e retornam para o Brasil querendo jogar papel higiênico no vaso sanitário. O que muitos não sabem é que não é somente aqui no nosso país que descartar lixo na rede é inaceitável. Isso porque, segundo a Sanepar, o modelo separador absoluto não só não aceita o papel higiênico, como nenhum outro tipo de resíduo sólido.

“Enquanto as tubulações das galerias de água pluvial são dimensionadas para ter entre 40 e 50 centímetros de diâmetro, as tubulações de esgoto são projetadas para ter 15 centímetros. Por isso, não se pode jogar nada além de esgoto doméstico na rede”, explica a companhia de saneamento.

Ainda de acordo com a Sanepar, as características de países como o Brasil, principalmente com relação ao regime de chuvas – muito acima dos países da Europa – levaram à implantação do sistema separador absoluto. Para ilustrar, o primeiro sistema de esgoto do Rio de Janeiro, em 1857, foi o modelo unitário, que recebia também águas pluviais. Mas os ingleses, responsáveis pela implantação, viram-se obrigados a modificar o modelo tradicional devido a uma série de limitações, como o alto índice pluviométrico, a falta de pavimentação nas ruas e a limitação financeira.

O fator econômico é o principal ponto favorável a esse sistema, afinal, utiliza-se tubulação mais barata e de fabricação industrial. Também é mais baixo o custo do afastamento das águas pluviais, que podem ser lançadas no córrego mais próximo sem tratamento.

“Nas tubulações de menor porte, as intervenções para manutenção também têm proporções menores. Mas existem as vantagens de as obras poderem ser executadas por etapas e a não obrigatoriedade de ruas pavimentadas para sua implantação”, diz a Sanepar.

Desafios

O serviço de esgotamento sanitário nas cidades, entre elas Araucária, apresenta inúmeras irregularidades que interferem no processo de tratamento. Uma delas é a ligação inadequada da água da chuva ao sistema de esgoto. Também faltam caixas de gordura em muitos imóveis.

Portanto, se você é o tipo de pessoa que gosta de jogar papel higiênico e outros materiais no vaso sanitário ao invés de jogar na lixeira, mude seus hábitos!

O que pode ir para a rede de esgoto

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1301 – 03/03/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp