Votação para escolha de novos conse­lheiros do FPMA começa amanhã

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Começa nesta sexta-feira, 9 de dezembro, o processo para escolha dos novos conselheiros do Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA). A eleição será totalmente online, por meio do site https://fpma.eleicaonet.com.br/. Os eleitos ajudarão na administração e fiscalização de recursos que superam a casa do R$ 1 bilhão e que são utilizados para custeio de aposentadorias e pensões devidas ao funcionalismo público municipal.

De acordo com o previsto no edital que regulamenta o processo eleitoral, os servidores aptos a votar terão até o dia 15 de dezembro para registrar o seu voto no site. Cada servidor poderá votar apenas uma vez, sendo que a votação é facultativa. Como o processo de escolha é virtual, a comissão eleitoral contará com o apoio de uma empresa de tecnologia da informação para garantir que as regras do jogo não sejam burladas. Inclusive, cada servidor apto a votar receberá um código de autenticação em seu celular ou e-mail a fim de comprovar de que é ele mesmo quem está participando do processo. O sistema contratado também não permite a identificação de quem votou em quem, garantindo ao funcionário o sigilo do voto.

Estão em disputa sete vagas para o Conselho Administrativo (quatro para servidores do Poder Executivo, duas para servidores do Poder Legislativo e uma para servidor já aposentado de ambos os poderes). Há ainda outras cinco vagas para o Conselho Fiscal (três servidores do Poder Executivo, um do Poder Legislativo e um aposentado). Ainda conforme as regras, os servidores de cada segmento podem votar em seus pares. Ou seja, funcionário da Prefeitura só vota em funcionário da Prefeitura, da Câmara só vota em quem for da Câmara e aposentado só vota em aposentado.

Ao todo, 27 servidores da ativa e aposentados tiveram suas candidaturas deferidas. Como a eleição é segmentada, há candidatos concorrendo pela Câmara e outros pela Prefeitura. No caso da Câmara, são cinco funcionários disputando duas vagas no Conselho Administrativo e outros quatro disputando uma vaga no Conselho Fiscal.

Já entre os candidatos do Executivo temos seis almejando uma das quatro vagas no Conselho Administrativo e sete de olho em três vagas no Conselho Fiscal. Entre os aposentados, são dois os concorrentes ao Conselho Administrativo e três ao Conselho Fiscal.

candidatos-eleições-do-fundo-de-previdencia

Resultado

A expectativa é que o resultado do processo eleitoral seja divulgado já no dia 16 de dezembro. Os eleitos tomam posse no início de 2023 e ficam no cargo por dois anos. Pelo trabalho de conselheiro, cada um dos eleitos recebe cerca de R$ 2.300,00 mensais, além de seus salários e/ou aposentadorias normais como servidores.

Compartilhar
PUBLICIDADE