Pesquisar
Close this search box.

Onda de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul toma conta de Araucária

Imagem de destaque - Onda de solidariedade para ajudar o Rio Grande do Sul toma conta de Araucária
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nesse momento, é impossível mensurar todos os estragos que a enchente já provocou no estado do Rio Grande do Sul. As chuvas começaram em 29 de abril, deram uma pequena trégua essa semana, mas já estão voltando. Porém o rastro de destruição que as águas e enxurradas deixaram para trás é estarrecedor, um “cenário de guerra”. Dos 497 municípios do estado, 401, o equivalente a 80% das cidades gaúchas, já foram afetados de alguma forma pelas chuvas.

Destas, 336 cidades estão em calamidade pública, sendo que 83% da população do estado (de 10,8 milhões de pessoas) vive nesses municípios, ao todo, já são 95 mortes, 48 mil desabrigadas (que necessitam de abrigo do poder público) e 1,4 milhão de pessoas prejudicadas.

A catástrofe climática que se abateu sobre o Sul do país desencadeou uma gigante onda de solidariedade em todo o país e até no exterior. Irmanados, habitantes dos mais diversos cantos do Brasil estão engajados nessa luta, cujo objetivo maior é ajudar a população sul-riograndense. Em Araucária não tem sido diferente. Órgãos públicos, forças policiais, instituições privadas, associações, escolas, empresas, clínicas, centro de gastronomia, comércios, profissionais das mais diversas áreas, enfim, não dá pra enumerar todo mundo aqui. E graças a Deus! Porque isso demonstra a magnitude dessa rede de solidariedade.

Mas também não podemos deixar de citar alguns exemplos dessas ações e dos diversos pontos de coleta de doações que foram abertos no Município. A população pode deixar suas doações nas duas unidades do Corpo de Bombeiros de Araucária, localizadas na Travessa José Stanczyk, 126 – bairro Thomaz Coelho e na Rua Santa Catarina, 600 – bairro Cachoeira; e na sede da Secretaria de Segurança Pública, onde funciona também a sede da Defesa Civil, localizada na rua Ângelo Perini, 20 – bairro Estação.  

Os Correios também estão recebendo doações, os endereços das agências locais são: Av. Dr. Victor do Amaral, 1398, e rua Dr. Julio Szymanski, 23 – ambas na região central.

Há pontos de coleta também na UP Galeria Gastronômica, localizada na Av. Archelau de Almeida Torres, 63 – Centro; na Quadra do Guri, que fica na rua Anastácio Flizikowski, 126 – bairro Sabiá; na Quadra do Pady, que fica na rua Marcelino Jasinski, 840 – bairro Tindiquera; Clínica São Vicente – Matriz, localizada na rua São Vicente de Paulo, 250 – Centro; e na Coffee Malu (trailer laranja), localizado na rua Dr Guilherme da Mota Correia, 55.

O SEST Treinamentos, que fica na rua São Judas Tadeu, 83 – bairro Fazenda Velha; a Associação Comercial (ACIAA), localizada na rua João Pessoa, 145 – Centro; e o GERC Serviços Ltda, que está na rua Maria Kaminski Moll, 165 – Jardim Iguaçu, também estão recebendo doações.

Eventos beneficentes

Outra forma que os araucarienses encontraram para arrecadar doações é através de eventos beneficentes, a exemplo do aulão dos professores de dança Dominique (@domi.vb), Felipe Lopes (@personalfelipelopes) e Jhon Druszcz (@jhondruszcz), que será realizado no próximo sábado (11/05), no Parque Cachoeira. Às 9h haverá um aulão de move dance e às 09h45 um treino funcional. Os participantes estão convidados a fazer doações em prol do Rio Grande do Sul. “Os profissionais de educação física, nutricionistas e fisioterapeutas da cidade decidiram unir forças e ajudar também. Esperamos que todos se juntem a nós nessa causa nobre e façam suas doações”, convida Jhon.

Um encontro de carros antigos, organizado pelos grupos Street Racer Club, Four Wheels Garage e VW Garagem Araucária, que será realizado na sexta-feira (10), a partir das 18h, em frente à Câmara de Vereadores, também vai arrecadar doações.

Ajuda dos animais

Protetores independentes de Araucária também estão fazendo uma campanha para arrecadar ração para os pets que foram atingidos pelas enchentes.  As protetoras Ieda e Adri, juntamente com o Paraná Contra Maus Tratos, estão arrecadando ração e quem quiser poderá contribuir. Os pontos de coleta estão nos seguintes locais:  Nutrisul (Rodovia do Xisto Km 21, nº 7008), Raças e Pirraças (rua Professor Alfredo Parodi, 620 – Centro) e Dog Center (Av. Independência, 906 – Porto das Laranjeiras).

Franciny Ehlke, uma das maiores influenciadoras do país, natural de Araucária, também está engajada na campanha solidária em prol do Rio Grande do Sul. Ela esteve pessoalmente na Nutrisul para fazer a doação de R$30 mil em rações. Um apoio importantíssimo, já que atualmente Franciny tem mais de 30 milhões de seguidores nas redes sociais.

O que as pessoas devem doar

Nesse momento, os itens de maior necessidade são água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, fraldas, absorventes, sabonetes, pasta de dente, papel higiênico, etc), produtos de limpeza (água sanitária, detergente, desinfetante, entre outros) e ração para os animais.

Alguns pontos de coleta também estão recebendo doações de cobertas, travesseiros, roupas (estas devem estar em bom estado e separadas por categorias masculino, feminino e infantil e ainda por tipos, como calça, camisa, blusa, etc), com etiquetas de identificação nas sacolas, visando facilitar o trabalho dos voluntários que fazem a triagem das doações recebidas. 

Quase a totalidade das doações arrecadadas em Araucária estão sendo encaminhadas para a Defesa Civil do Munícipio, que fará o devido encaminhamento para o Rio Grande do Sul, por meio de caminhões.  Na tarde desta quarta-feira (08), um caminhão lotado de itens doados partiu da sede dos bombeiros, rumo àquele estado. Caminhões de particulares também estão fazendo este envio.