1905 – Antiga Praça Dr. Vicente Machado

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

No início do século XX a praça central de Araucária, era apenas o ponto mais alto de uma pequena cidade onde a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios Padroeira de nossa cidade havia sido construída. Rodeada de algumas casas geminadas, o lugar era chamado de “Vila”, e essas residências não possuíam muros nem jardins, apenas quintal nos fundos onde os proprietários podiam fazer uma pequena horta, e, na frente as portas e janelas abriam diretamente para a rua.

Foi em 1905, que um grupo de moradores e autoridades da época que deram o início a construção da Praça Dr. Vicente Machado, junto com essa obra, também procedeu-se a abertura da Rua João Pessoa ao lado da Igreja Matriz, assim como outros imóveis que hoje tão bem conhecemos. Na foto vemos o grupo dos homens que arduamente lutaram e conseguiram benefícios para Araucária.

Em 1905 ainda não existia maquinários para abertura de ruas, os serviços eram feitos com carroças puxadas por cavalos ou burros, que podemos ver na foto. Apesar de não termos o registro do tempo que levou para construir esse trecho, chamamos a atenção lembrando que até pouco tempo atrás ainda tínhamos as estradas de chão e sem calçadas, Araucária era uma cidade pequena, a própria Igreja Matriz era pequena e foi totalmente reformada em 1958, e o Coreto em frente há décadas que deixou de existir. As poucas casas que haviam e vistas aqui eram de Pedro Schinlas e do Sr. João Cichon. Os personagens da construção da Praça Dr. Vicente Machado e abertura da Rua João pessoa e que inspecionam as obras são: Sr. João Sperandio, Major Sezino Pereira de Souza e André Bilinoski, infelizmente não temos a identificação de todos. Hoje são lembranças de pessoas que transformaram nossa cidade

1905 - Antiga Praça Dr. Vicente Machado
Foto – Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres

Texto: Terezinha Poly

Compartilhar
PUBLICIDADE