Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Assim como as mulheres, os homens também devem ter mais cuidado com a saúde,
fazendo visitas frequentes ao médico. Foto: Freepik

O mês de novembro é marcado por um maior movimento em prol da saúde do homem em todo o Brasil. A data foi criada com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata.

Em Araucária, várias ações serão desenvolvidas no decorrer deste mês, nas unidades básicas de saúde, com destaque para o Dia D, que acontece em 20 de novembro, sábado. Neste dia, todas as unidades de saúde da área urbana estarão atendendo o público masculino para agendamento de consultas e solicitação de exames e avaliações.

Nos demais dias serão feitos testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s); ações educativas e preventivas enfatizando as orientações sobre alimentação saudável, tabagismo e uso de outras drogas, alcoolismo, práticas de atividades físicas, saúde mental, doenças crônicas; prevenção do câncer de próstata (foco da campanha nacional); e conscientização sobre a importância do autocuidado. As UBSs também farão aferição da pressão arterial, atualização do calendário vacinal adulto, encaminhamentos para oftalmologia quando necessário e avaliação do pé diabético.

“A proposta é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina, conscientizando que a prevenção é sempre a melhor opção. Estudos indicam que os homens vão poucas vezes ao médico durante o ano em comparação às mulheres e fazem menos uso de serviços de cuidado. Por isso, as ações não devem se restringir ao mês de novembro, mas sim ao longo de todo o ano”, destacou a Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre o movimento

O movimento Novembro Azul teve origem em 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. Ele chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia. Para chamar ainda mais a atenção para a causa, o dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1286 – 04/11/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM