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O edital da nova obra já saiu e a concorrência pública está marcada para 10 de dezembro. Essa rua recebe influência direta da Petrobras, que é como a Repar é reconhecida. Com capacidade de refinar até 33 milhões de litros de petróleo por dia, se transportados por carretas necessitariam no mínimo de 550 bi-trens de 60 mil litros circulando diariamente pelas vias da cidade, utilizando caminhões menores. Este número ultrapassa os milhares e para escoar a produção há o Pool das grandes distribuidoras com sua Base localizada próxima a refinaria; as margens da rodovia do Xisto onde normalmente 100 bi-trens estacionam no local ao norte da Repar, e a oeste da Refinaria outras bases menores são acessadas pelas ruas Eli Volpato e Lídia Camargo Zampieri.

Historicamente além das falsas promessas tem sido um verdadeiro “inferno”, transitar entre buracos, poeira e estacionamentos inadequados, acessar as Bases do Setor Oeste, devido às condições da Rua Lídia Camargo Zampieri, além de não ter saída e não servir de rota de fuga em caso de acidente a rua é estreita. A solução está sendo dada pelo prefeito Hissan, duplicando e ligando a Rua Marcelino Jasinski diminuído em cerca de 3 km o acesso ao centro da cidade.

O novo projeto é maravilhoso, com ciclovias, calçadas e iluminação, seguindo o padrão estabelecido pelo urbanismo da cidade de Araucária nesta gestão.

Grandes Distribuidoras de Combustíveis como UNIBRASPE, SADIPE, STANG e IDAZA serão diretamente beneficiadas além delas a própria REPAR, TBG- Gasoduto Brasil Bolivia, White Martins e Gelopar. A FAFEN fabrica de nitrogenados, fornecedora da indústria de fertilizantes esta paralisada assim como a Air Liquid, e quem sabe novos donos retomem a atividade futuramente, quando esta obra maravilhosa estiver concluída.

Texto: Edilson Bueno

Publicado na edição 1286 – 04/11/2021

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