Uma imagem que até alguns anos atrás ainda permanecia como há tanto tempo existente. Embora não apareça todas as construções que já existiram na antiga praça central, os veículos incluindo a carroça estão diante do antigo Prédio da Sede da Prefeitura Municipal de Araucária. Aos que conheceram devem lembrar que a antiga Prefeitura era uma construção simples, mista em madeira e alvenaria, que teve uma reforma na década de 70, quando novas salas foram construídas em madeira. Mas aqui os destaques são outros que identificamos e que já deixaram de existir.
A rua aqui é revestida em paralelepípedos. Até o final da década de 60, Araucária, não possuía nem uma de suas ruas revestidas. Eram estradas de terra batida que só recebiam um tratamento especial quando a patrola passava pelas ruas e aplainava os buracos e retirava as pedras, mas quando chovia as ruas planas enfrentavam o problema dos lamaçais.
Foi no final da década de 60, quando ainda era Prefeito o saudoso Aleixo Grebos que a Rua Dr. Victor do Amaral e a Praça Dr. Vicente Machado começaram a serem cobertas com paralelepípedos, as outras ruas só receberiam esse beneficiamento mais tarde, e logo seriam substituídas pelo asfalto.
No entanto, nesta fotografia temos mais que uma mudança. As casas vistas do fundo eram estabelecimentos comerciais que foram demolidos e substituídos. A primeira era a Farmácia Ehlkefarma, que encerrou suas atividades e reformou o imóvel dando espaço à uma moderna construção, o mesmo aconteceu com a casa em madeira onde havia o Bar do Plickt e atualmente foi substituído por um prédio moderno, o único prédio visto ali é aquele de dois andares sendo que o primeiro é térreo e que até a década de 80, abrigava a agencia do Banco do Estado do Paraná-Banestado, que mais tarde foi negociado com o Banco Itaú e ainda que a construção permaneça atualmente abriga uma loja popular de preços reduzidos.
A Praça Dr. Vicente Machado é o lugar mais conhecido da cidade, portanto, que vemos aqui é uma imagem de mais de 50 anos e as mudanças ocorrem diariamente. O caminhão estacionado era um dos que faziam parte dos trabalhos da Prefeitura, o Fusca ainda é um clássico que muitos mantêm, mas, as carroças já não transitam dentro da cidade, e mesmo nas áreas rurais já está se tornando escasso, o sentido do tráfego há tempos mudou e o Pavilhão das Bandeiras (ao lado do Fusca), atualmente é espaço de uma Academia ao Ar Livre.
A Praça Dr. Vicente Machado já passou por muitas mudanças e revitalizações, o centro já foi local para onde todos se dirigiam para resolver o cotidiano. Atualmente os bairros possuem praticamente todos os serviços que há anos atrás só havia no centro. São mudanças que os que moram nesta cidade há mais de 50 anos conhecem e viveram pessoalmente.
Texto de Terezinha Poly — Administradora da página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.