Alunos premiados ganharam também uma máquina fotográfica
Concurso teve por objetivo valorizar o espaço verde da cidade
As fotografias estão expostas no saguão do Paço Municipal
Na última sexta-feira, 04 de outubro, alunos do ensino fundamental, médio e participantes das casas da Criança e do Adolescente foram conferir, emocionados, o resultado do concurso “Fotografando Nossas Árvores”, promovido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Cultura e Turismo. “Foi muito bacana, os alunos ficaram bem emocionados com a premiação, O concurso nasceu inspirado no dia 21 de setembro, dia da árvore, seguido pela chegada da primavera; a ideia era que os estudantes buscassem novos olhares dessa beleza”, explica Carla, da Secretaria de meio Ambiente;
O concurso foi dividido em três categorias: estudantes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, alunos do Ensino Médio e participantes das Casas da Criança e dos Adolescentros. Entre os estudantes do Ensino Fundamental, o primeiro lugar ficou com Emilly dos Santos Marcelino, de 14 anos, da Escola Municipal Ibraim Antonio Mansur. Ela inscreveu duas fotos e teve “Árvore nativa” eleita a mais bonita na categoria. “Já tinha fotografado antes, mas foi o primeiro concurso. Se eles escolhessem apenas para expor, já ficaria feliz, mas ganhar o primeiro lugar me deixou muito feliz”, conta. O segundo e terceiro lugares ficaram com André Leonardo Cantele com as fotos “Uma foto para o futuro” e “Uma foto vale mais que uma palavra”, respectivamente.
Na categoria dos alunos do Ensino Médio, a fotografia vencedora foi “Araucária”, de Bruna Ketz Barteziki, 15 anos, do Colégio Sesi. Ela também ganhou o 2º lugar com a foto “Ipê”. “Sempre gostei de fotografia. Ganhei uma câmera do meu pai e comecei a fotografar. Com o concurso, passei a me interessar mais”, conta. A terceira colocação foi para Henrique Hanz Graf, com a foto “Pinus e Pinhos”.
Já entre os participantes das Casas da Criança e dos Adolescentros, a foto vencedora, “A Resistência”, é de Jeferson Ramos Dias, de 10 anos, da Casa da Criança Iguatemi. Ele revelou que gosta de fotografar e que também não esperava ganhar. O menino acredita que a foto é importante para registrar uma época e que tem um tema especial para suas fotos: “Gosto de fotografar meu avô trabalhando na chácara”, disse. Na mesma categoria, o segundo lugar foi para Ana Cláudia Antunes (foto “Árvore Imensa”) e o terceiro para Elias Wellington Pereira da Cruz (foto “Árvore no Ar”).
Na premiação, o primeiro colocado em cada categoria recebeu uma câmera fotográfica. Os três melhores em cada categoria receberam troféu (confeccionado pela Associação Reciclar) e, todos os participantes do concurso, certificado de menção honrosa.
Concurso
O tema do concurso foi proposto para valorizar o espaço verde da cidade. As fotos foram avaliadas por uma comissão que incluiu representantes do grupo Fotografia Araucária, um grupo de fotógrafos da cidade. O concurso também contou com apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.
A cerimônia teve apresentação de poema sobre a Primavera por “Bagual”, “um contador de histórias de Araucária”, como se definiu, e homenagem a Marisleine de Jesus Inocêncio, profissional que atua na Casa da Criança Iguatemi e desenvolve atividades de fotografia com as crianças.
O secretário municipal de Meio Ambiente Loester Vargas Ilario destacou a importância de atividades de educação ambiental com as crianças e a ação destas como multiplicadores de conhecimento sobre preservação ambiental nas famílias. A parceria entre as secretarias também foi alvo de elogios. “A integração entre as secretarias é importante para desenvolver o sentimento de cidadania. Todos estão de parabéns”, afirmou o secretário. A secretária municipal de Cultura e Turismo, Irene Zanon, e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Adriana Kaminski, também prestigiaram a premiação.
Além das fotos premiadas, outras 50 foram selecionadas no concurso e estão expostas no Saguão do Paço Municipal e pode ser vista das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.