Pesquisar
Close this search box.

SMSA encontra larvas de Aedes aegypti na região do Thomaz Coelho

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
SMSA encontra larvas de Aedes aegypti na região do Thomaz Coelho

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) confirmou  ter encontrando larvas do mosquito Aedes aegypti em armadilhas na região do Thomaz Coelho. O achado, que aconteceu à cerca de três semanas, mostra que há mosquitos adultos na região. O Aedes infectado é transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Com o resultado positivo para larvas, os agentes de combate a endemias intensificam o trabalho de visita a casas, empresas e outros espaços para verificar e orientar sobre medidas para evitar focos.

Araucária possui mais de 40 armadilhas espalhadas pela área urbana. Os agentes de combate a endemias já haviam encontrado larvas do mosquito em duas situações no mês de novembro de 2019, também no Thomaz Coelho. As armadilhas são uma importante estratégia para verificar a presença do mosquito na região. Os agentes recolhem ovos de mosquito, que, seguindo protocolo, são colocados para eclodir e as larvas são avaliadas para saber de que espécie se trata.

Recentemente, a região do Thomaz Coelho fez parte de uma grande ação do programa “Bairro Limpo”. Com o apoio dos moradores foram recolhidos um total de 8 caminhões com madeira (280m³), 02 caminhões com vegetais (70m³), 03 caminhões de material reciclado (105m³) e as 12 toneladas de lixo comum. Essa grande ‘faxina’ nos terrenos teve por objetivo auxiliar na eliminação de focos de mosquito que podem transmitir dengue e outras endemias.

COLETA AGENDADA

A Prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de materiais volumosos (exceto material de construção) para apoiar os moradores a dar o destino correto. Materiais como móveis, galhos, geladeira, pneus e outros itens podem ser coletados mediante agendamento no telefone (41)3614-7480.

Em caso de suspeita de foco de mosquito em casas ou terrenos, os moradores podem encaminhar informações à Prefeitura (para fiscalização) por meio da Ouvidoria da Saúde: 0800-6437744 ou ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br .

SINAIS

Araucária teve dois casos confirmados recentemente de dengue contraída em locais fora do município. Por isso, é importante que os moradores que retornam de viagem estejam atentos a sinais como febre alta, dor de cabeça, vômitos, dor muscular e nas articulações porque, apesar das aparências, pode ser algo mais do que uma simples gripe. As unidades básicas podem esclarecer dúvidas. O uso de repelentes contra mosquitos também é sempre indicado.

Texto: PMA

Foto: Carlos Poly