Araucária PR, , 16°C

Câmara homenageia professor que perdeu a vida em razão da Covid-19
Professor Marcos trabalhava na rede municipal de ensino desde 2003. Foto: divulgação

Um projeto de lei de iniciativa do vereador Valter Fernandes (Cidadania) foi sancionado pelo prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) sancionou no último dia 29 de junho, fazendo do nome do professor Marcos Fernandes Rute logradouro público do Município.

Marcos Fernandes Rute foi professor da rede municipal de ensino e faleceu no ano passado em virtude do agravamento de um quadro de Covid-19. “O Marcos era um professor competente, conhecido pela sua alegria contagiante e pelo amor ao seu trabalho, pai exemplar e marido dedicado. Foi uma perda irreparável, porém com toda sua história de vida deixa um legado para a cidade de Araucária, a qual escolheu para fixar residência desde 2008”, pontuou o autor da proposta em sua justificativa.

O falecimento de Marcos, de apenas 49 anos, em setembro do ano passado, em decorrência da Covid-19 chocou toda a comunidade escolar da cidade. Ele foi um dos primeiros representantes do magistério municipal a ser vitimado fatalmente pela doença, deixando esposa e uma filha de apenas cinco anos.

Em Araucária, ele lecionava a disciplina de Geografia e História desde o ano de 2003. Por algum tempo também atuou diretamente na sede da Secretaria de Educação, como diretor de departamento. Ele também participou da construção do Plano Diretor do Município, aprovado em 2006 e que esteve vigente até recentemente.

Em sua carreira no serviço público municipal ainda foi secretário de Educação e posteriormente de Esporte e Lazer ao longo do ano de 2016. “Sempre batalhando pela justiça social, foi um grande homem e um grande professor, fazia questão de deixar gravados em seus alunos a importância, muito mais do que o conteúdo científico, mas a necessidade de se desenvolver valores como a ética, respeito, honestidade e amor ao próximo”, acrescentou o vereador Valter quando da votação do projeto.

Definição

Agora que a lei o homenageando já foi publicado, a Prefeitura deve editar decreto em breve definindo qual será o bem público que levará o nome de Marcos Fernandes Rute. Pode ser desde uma rua, cmei, escola ou outro prédio público.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1269 – 08/07/2021

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul