Os moradores do jardim Gralha Azul verão, ao longo dos próximos meses, a escola da comunidade ganhar um novo prédio, mais moderno, amplo e dentro de todas as especificações de segurança e acessibilidade exigidas pela legislação.
A licitação para construção de um novo prédio para a Escola Municipal Deputado João Leopoldo Jacomel deve ser aberta até o final do mês de outubro. Ela terá três mil metros quadrados e capacidade para atender até 432 alunos.
Todo o projeto de engenharia e arquitetura do novo prédio foi desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) dentro de um novo conceito que a pasta está adotando para construções voltados ao atendimento de crianças e adolescentes.
O projeto desenvolvido prevê áreas de convivência interna e externa, quadra poliesportiva, playgrounds e ambientes que estimulam o aprendizado e o desejo dos alunos de permanecerem no ambiente escolar.
O layout da instituição contará com uma praça externa para uso da comunidade. Ela servirá também como um amplo acesso de alunos para a escola, com áreas de embarque e desembarque para carros, vans e ônibus. Haverá também acesso coberto para alunos, professores e funcionários, além de área de carga e descarga para a cozinha.
As fachadas da nova escola contarão com elementos externos para proteção solar. A área externa prevê pátio descoberto, quadra esportiva integrada, playground com areia, arquibancada externa e área de convivência com bancos em meio a vegetação.
Ao todo, a edificação terá 12 salas de aula modernas distribuídas em 3 pavimentos, além de 8 salas para atividades extras, como laboratório de ciências, laboratório de matemática e artes, laboratório de informática, salas de contraturno e sala multifuncional. O arquiteto da Lauri Anderson Lenz, da Secretaria de Planejamento, explica que a biblioteca ganhou lugar de destaque na fachada. “Ela foi pensada para ser um local amplo, com grandes áreas envidraçadas que estimulem a leitura e integração. Em cada pavimento foi criada uma arquibancada interna batizada de Central da Criatividade com a finalidade de promover interação entre alunos em intervalos entre aulas e no ensino integral”, destacada.
Orçado em pouco mais de R$ 6 milhões, a construção da nova Jacomel ainda este ano foi viabilizada em razão de uma articulação do prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) com a presidência da Câmara de Vereadores. “O prefeito Hissam e o secretário de Planejamento conversaram com a gente sobre a importância dessa obra para aquela comunidade, então demos uma mexida no nosso orçamento aqui para poder encaminhar já esses recursos para que a Prefeitura faça a licitação”, explicou o presidente da Câmara, Celso Nicácio (PSD).
Conforme a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a construção de um novo prédio para a Escola Jacomel era uma demanda antiga da comunidade do jardim Gralha Azul. “As crianças do Jacomel vão estudar num espaço totalmente adequado às suas necessidades, os profissionais também terão ambientes planejados para as aulas e outras atividades. É mais um sonho que estamos conseguindo realizar”, explicou a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Texto: Waldiclei Barboza
Publicado na edição 1279 – 16/09/2021