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Desde o início de 2010 estão sendo implantadas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com base na legislação nacional vigente, para garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE), permitindo que as crianças, além de frequentar as aulas nas turmas regulares em CMEIs, sejam atendidos no contraturno, a fim de superar as barreiras que dificultam o aprendizado, observando sempre as especificidades de cada um.

A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, disponibilizando recursos e encaminhamentos de forma complementar ou suplementar não substitutiva à escolarização.

Nesse sentido, o AEE é destinado às crianças ou estudantes com deficiência, os quais possuam impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual/mental ou sensorial, com transtornos globais do desenvolvimento que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras e com altas habilidades/superdotação, os quais serão atendidos desde a Educação Infantil na rede municipal de ensino.

Esse atendimento se constitui como oferta obrigatória pelos sistemas de ensino, seja na rede municipal, estadual e privada, para apoiar o desenvolvimento do público-alvo da educação especial, ao longo de todo o processo de escolarização. O acesso ao AEE constitui um direito, cabendo a todos os órgãos dos sistemas de ensino orientarem as famílias quanto à importância da participação nesse atendimento.

Nesse sentido a rede municipal de ensino de Araucária vem unindo forças entre os diversos departamentos da SMED, na perspectiva de ampliação das Unidades Educacionais com espaços e profissionais especializados para o atendimento específico de crianças/estudantes, através da abertura de novas salas de recursos multifuncionais no CMEI São Francisco, CMEI Califórnia e CMEI Campina da Barra.

Ressaltamos a importância deste momento para a educação inclusiva no município de Araucária, visto que daremos início a abertura de salas de recursos multifuncionais direcionadas à Educação Infantil.

O diferencial da sala de recurso multifuncional está no tempo de dedicação do profissional especializado para pesquisar e analisar a necessidade específica de cada criança, bem como toda a tecnologia diferenciada disponível, entre elas computadores, impressoras de alta funcionalidade e jogos específicos para cada necessidade.

Ao realizar o trabalho na SRM, o professor especialista transforma atividades do cotidiano em momentos de promoção da autonomia, com acompanhamento no processo de aprendizagem, sendo complementado com a parceria da família, CMEI e atendimentos clínicos e terapêuticos.

Texto: Departamento de Educação Especial

Publicado na edição 1292 – 16/12/2021

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