O objetivo foi incentivar os moradores a valorizarem a prevenção
O objetivo foi incentivar os moradores a valorizarem a prevenção

Exames gratuitos e diversas atividades em 85 ações fizeram com que a campanha Agosto Azul alcançasse seus objetivos em 2015. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária, cerca de 5 mil homens foram atendidos nas salas de espera das 21 unidades básicas de saúde, em grupos de hipertensos e diabéticos, grupo de idosos, casas de apoio, grupos de caminhada e outros eventos da cidade.

Ainda segundo a secretaria, uma das ações mais importantes movimentou o Terminal Central e a Praça Dr. Vicente Machado no dia 22 de agosto envolvendo dezenas de profissionais da SMSA e acadêmicos da Faculdade Educacional Arau­cária, que orientaram a população sobre cuidados gerais de saúde, aferiram a pressão e fi­zeram testes de glicemia.

Além desse evento, a campanha marcou presença no lançamento da novela “A Regra do Jogo”, no Parque Cachoeira, onde também atendeu diversos pacientes. Para completar, o Serviço de Orientação à Aids (SOA) auxiliou nessas atividades reali­zando testes rápidos e falando de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção.

Por isso, a SMSA agradece aos funcionários que se empenharam nas ações e aos parceiros como as Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social e a Faculdade Facear. No entanto, a secretaria reitera que, apesar de o mês de agosto ter acabado, as ações em prol dos cuidados preventivos de saúde devem ser constantes. “Precisamos investir mais na atenção básica com ações preventivas e mais resolutivas, pois têm melhores resultados do que o tratamento curativo, demandando menos aparato tecnológico, com custo menor e com maior impacto positivo na saúde do paciente”, garante o secretário municipal de Saúde, Dr. Rogério Kampa.

Texto: Raquel Derevecki e Assessoria / FOTO: Calors Poly/SMCS

VEJA TAMBÉM

Compartilhe