Juiz Carlos Alberto recebeu o grupo de alunos e explicou o funcionamento da estrutura do Poder Judiciário
Juiz Carlos Alberto recebeu o grupo de alunos e explicou o funcionamento da estrutura do Poder Judiciário

O Fórum da comarca de Araucária recebeu, no dia 18 de abril, a visita dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Ceci Cantador. Eles foram recebidos pelo juiz Carlos Alberto Ritzmann, que falou sobre a função do Poder Judiciário e a importância de sua integração com a sociedade. A visita fez parte da segunda etapa do Programa “Cidadania e Justiça também se apren­dem na escola”.

A primeira etapa foi em sala de aula, onde os alunos aprenderam, através da Cartilha da Justiça, tudo sobre a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, da Polícia e outros serviços essenciais ao cidadão. “A cartilha tem uma linguagem simples e acessível e esclarece os direitos básicos do cidadão. Depois de aprender tudo na teoria, eles visitaram o Fórum da cidade e ficaram entusiasmados com tudo que o Juiz Carlos Alberto explicou”, disse a pedagoga da escola, Simone Bus, que trabalha no projeto ao lado da coordenadora Priscila da Cunha.

Segundo ela, a terceira etapa do programa compreende uma visita do Juiz, do Promotor e de um Advogado na escola, para uma conversa com os alunos, que deverá ocorrer no dia 13 de junho. “Nesse momento, as crianças poderão tirar todas as dúvidas que surgiram nas etapas anteriores, receberão mais explicações e instruções de como se procede um Tribunal de Júri”, disse a pedagoga.

No dia 27 de junho, será o grande momento do programa. Os alunos farão um júri simulado, onde terão a oportunidade de apresentar na prática, ao Juiz, Promotor e Advogado, além da equipe pedagógica, tudo que aprenderam durante o programa.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Divulgação

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp