Alunos do CMAEE Joelma interagem com cães do projeto “Amigo Bicho”

Os cerca de 55 alunos que estavam no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), Joelma do Rocio Túlio, na última quarta-feira, 9 de outubro, receberam a visita de cães que fazem parte do projeto “Amigo Bicho”. Esses animais atuam como meio para promover interação entre as pessoas e, conforme a coordenação do projeto, “transformam o ambiente” por onde passam. No Joelma, as crianças tiveram a oportunidade de tocar e interagir com os cães.
“A reação foi de alegria demonstrada de várias maneiras: para uns, euforia e agitação frente os animais. Outros a demonstração de carinho com o toque. Outros ainda o olhar de encantamento com sorrisos e movimentos”, explicou a diretora do CMAEE Joelma Filomena Bora do Carmo. Ainda segundo Filomena, os animais permitem e ajudam no contato e interação. O Centro atende atualmente a um total de 183 alunos com algum tipo de deficiência intelectual.
O “Amigo Bicho” é um projeto de terapia e atividade assistida por animais e teve início no ano de 2005. Atualmente, ele conta com 65 cães e 6 gatos que fazem visita a espaços diversos, entre eles, hospitais. Segundo Letícia Séra Castanho, médica veterinária e coordenadora do projeto, a resposta do público costuma ser imediata. “Os animais têm o poder de transformar o ambiente e o contato com eles muda o foco da dor, do sofrimento, tristezas, para momentos de alegria e descontração. Melhora a resposta das terapias convencionais e melhora a adesão ao tratamento proposto”, comentou.
Texto: PMA
