Alunos realizam exposição a respeito do Holocausto

A mostra apresentou informações e objetos dos campos de concentração existentes na Segunda Guerra Mundial
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A mostra apresentou informações e objetos dos campos de concentração existentes na Segunda Guerra Mundial
A mostra apresentou informações e objetos dos campos de concentração existentes na Segunda Guerra Mundial

Diversas imagens, filmes, representações e até mesmo o diário de um sobrevivente de Auschwitz chamaram a atenção da comunidade araucariense na última sexta-feira, 11 de setembro. Nessa data, os alunos do Colégio Esta­dual Fazenda Velha rea­lizaram uma mostra a respeito dos campos de concentração existen­tes durante a Segunda Guerra Mundial, e surpreenderam os vi­sitantes que pas­saram pela Igreja de Santo Antônio, no bairro Estação.

De acordo com o professor Pedro Greboge, a ideia surgiu em sala de aula e incentivou os alunos a pesquisarem a res­peito do tema durante cinco meses. “Nós começamos em abril, quando os estudantes iniciaram as leituras, passaram a assistir diversos documentários e até visitaram o Museu do Holocausto”, conta Pedro, que realizou as atividades com o apoio da professora de Filosofia, Solange Krupa.
Opção de detalhe - Cópia
Ainda segundo ele, a busca por informações superou as expectativas, e o grupo conseguiu reunir vídeos de sete expedicionários araucarienses que relataram suas experiências. “Inclusive, conhecemos pessoalmente o sobrevivente Pedro de Lima, que tem 95 anos e está bem saudável”, conta.

Para a pedagoga Maria Aparecida Schuertz, resultados como esse mostram que a exposição alcançou foi um sucesso. “É uma experiência bem interessante para os alunos que vão atrás do material e também para os que visitam a exposição, pois eles precisam fazer um relatório”, conta.

Por isso, eles também apresentaram a exposição no domingo, dia 13, na Igreja Matriz de Catanduvas do Sul, em Contenda, e já estão prontos para o próximo desafio.

O “churrasco de judeus” fez com que os visitantes pensassem a respeito do  genocídio nazista contra esse povo e outros grupos étnicos, políticos e sociais
O “churrasco de judeus” fez com que os visitantes pensassem a respeito do
genocídio nazista contra esse povo e outros grupos étnicos, políticos e sociais

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE