Compartilhe esta notícia
Apagão deixou mais de 40 mil casas no escuro - notícias da Geral  - O Popular do Paraná

As constantes quedas no fornecimento de energia elétrica estão tirando a paciência de muitos moradores de Araucária. Além das frequentes oscilações, registradas principalmente na região central, nos últimos dias ocorreram vários apagões, com demora de até duas horas no restabelecimento da energia. O mais prolongado deles aconteceu na sexta-feira, 10 de janeiro, ocasião em que grande parte da cidade ficou às escuras. A energia só foi restabelecida cerca de duas horas depois. Na segunda-feira, dia 14, nos períodos da manhã e da tarde, outros apagões foram registrados, com a normalização cerca de uma hora após. Na área central também estão sendo registrados problemas frequentes de falta de luz ou oscilações, conforme relatos de moradores.

A respeito das reclamações, a Copel explicou que no dia 10 ocorreu um desligamento acidental às 19h39, que afetou cerca de 40,8 mil unidades consumidoras, provocado pelo rompimento de um cabo na subestação localizada na rodovia do Xisto, bairro Estação. A empresa disse que o rompimento foi provocado por uma descarga atmosférica, mas adiantou que as equipes técnicas conseguiram restabelecer o fornecimento de energia às 20h54. Quanto aos demais eventos registrados no sistema nos últimos dias, a Copel justificou que foram de menor duração, consequência de abalroamento de postes e também de descargas atmosféricas, situações que fogem ao controle da concessionária.

Acrescentou ainda que os desligamentos programados pela empresa são comunicados à população através das rádios locais, envio de e-mail e SMS para os clientes cadastrados, mas que essa situação que não se encaixa nos eventos acima citados, que foram desligamentos acidentais, não previstos.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: Jornal O Popular

Publicado na edição 1195 – 16/01/2020

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio