Desenvolvido com a intenção de disponibilizar os serviços prestados no Paço Municipal e nas demais secretarias de forma online, modernizando a administração pública e reduzindo a burocracia no atendimento ao cidadão, o aplicativo da PMA está disponível para o uso da população de forma gratuita desde 2019, quando aconteceu a mudança do Software de Gestão Municipal. A ferramenta pode ser baixada em qualquer smartphone ou tablet, sendo compatível com os sistemas Android e IOS.
Araucarienses têm acesso facilitado a 196 serviços, dentre eles consulta de débitos, certidões, ouvidoria, protocolos, licitações, publicações oficiais, solicitação de alvarás. Também poderão consultar lista de medicamentos, conferir consultas e exames agendados, carteira de vacinação, medicamentos em uso e visitas domiciliares. Tudo porque o APP é objetivo e de fácil navegação. “Os cidadãos podem requerer os serviços sem precisar se deslocar até o Paço Municipal, além de poder fazer o envio de documentos a partir da câmera do smartphone ou de arquivos online”, explica Jovine Henrique Fernandes, da superintendência de Tecnologia da Informação.
São inúmeras comodidades aos usuários, e as interações e respostas entre o cidadão e a Prefeitura são notificadas diretamente no app, permitindo a consulta e acompanhamento em um único lugar. E considerando as restrições sanitárias causadas pela pandemia da Covid 19, a ferramenta auxilia os munícipes a tirarem dúvidas, resolvendo pendências de forma mais ágil, sem precisar enfrentar filas ou deixar a segurança dos seus lares.
O aplicativo não tem burocracia, pois libera algumas funções sem precisar de cadastro prévio, contudo, serviços como solicitações de alvarás e visitas domiciliares vão necessitar de login. “Alguns serviços estão disponíveis sem login, porém para o acesso é necessário realizar o cadastro junto ao Município. O cadastro é o mesmo, tanto para o APP quanto para o Autoatendimento no Site”, conta Jovine Fernandes. Para encontrar o APP na Google Play e na Apple Store basta usar a aba de pesquisa, digitando “Atende.net” e fazer o download.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1237 – 05/11/2020