Em 2006, quando da aprovação do Plano Diretor atualmente vigente, havia muita expectativa em Araucária acerca das inovações que essa nova legislação previa e os impactos dela no desenvolvimento da cidade e, por consequência, de seus moradores.
Infelizmente, no entanto, a expectativa não conversou com a realidade e o Plano Diretor que passou a vigorar pouco resultou – pelo menos positivamente falando – em avanços significativos para nosso Município. A legislação se tornou confusa, as leis complementares à do Plano só ficaram prontas alguns anos depois e o que era esperança para qual direção a cidade deveria seguir acabou se tornando apenas um amontoado de letras mortas.
Talvez, espera-se, a única coisa boa do Plano Diretor aprovado em 2006 e atualmente em vigência seja servir de exemplo para aquilo que não queremos que aconteça agora, em 2019, quando a revisão desse documento está sendo feita. E é justamente em razão dessa necessidade que O Popular aproveitou o simbolismo do aniversário de 129 anos de Araucária para dedicar seu tradicional caderno em alusão a data para falar sobre esse conjunto de leis tão importante para o Município.
Encartado a esta edição que o leitor tem em mãos, você também está recebendo este suplemento mais que especial e festivo. São 40 páginas alternando matérias sobre o Plano Diretor e mensagens de empresas, órgãos e personalidades de nosso Município acerca desse momento tão especial e vital na construção da cidade que queremos para seguir vivendo, ou melhor, para seguirmos “bem vivendo”.
Boa leitura! Feliz aniversário a todos que escolheram Araucária para chamar de lar!
Publicado na edição 1149 – 07/02/2019