Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Foto: Carlos Poly

Os pais e responsáveis dos jovens araucarienses de 12 a 17 anos já podem agendar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 deste público nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Conforme divulgado pela Prefeitura na tarde de ontem, 23 de setembro, o agendamento nas unidades ocorre também para adolescentes grávidas, puérperas e lactantes, além de adolescentes com deficiência permanente. No local, os responsáveis podem fazer a retirada da declaração de comorbidade dos menores.

A expectativa de Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) é de que 800 a 1.000 pessoas busquem pela primeira dose do imunizante nos próximos dias. Apesar do Ministério da Saúde ter confirmado a vacinação dos adolescentes sem comorbidades, esse grupo em Araucária ficará para um momento seguinte. “Qualquer novidade será comunicada pelos meios oficiais da Prefeitura”, diz a SMSA.

Lista de comorbidades

Conforme definida pelo Ministério da Saúde, o órgão prevê Diabetesmellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doença cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de down, Cirrose hepática.

Texto: PMA e Redação

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM