Pesquisar
Close this search box.

Araucária apresenta sua experiência de sucesso sobre transporte coletivo na Smart City Business Brazil Congress 2022

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Atendendo a um convite da organização, o município de Araucária apresentou sua experiência de sucesso sobre transporte coletivo na Smart City Business Brazil Congress 2022, nesta quarta-feira (25), na cidade de São Paulo. O case sobre a sequência de reduções na tarifa do transporte coletivo local (TRIAR) foi apresentado pelo secretário municipal de Planejamento, Samuel Almeida da Silva, em uma das reuniões técnicas do dia. O evento visa o diálogo sobre grandes questões que envolvem o desenvolvimento das cidades, a busca por melhorias tecnológicas e soluções transformadoras, o apoio para a gestão inteligente nos municípios, entre outros pontos.
A participação de Araucária foi em uma reunião estratégica que debateu sobre a possibilidade de tarifa zero no transporte coletivo. Segundo a organização do evento, a discussão central é “se a tarifa zero é factível de forma geral ou só pode ser implementada em pequenas cidades, e quais as alternativas de financiamento”.
Embora participe da discussão, Araucária tem trabalhado com foco em melhorar o sistema como um todo e não apenas a preocupação com tarifa zero. O município já conta com diversas gratuidades no transporte coletivo, incluindo para todos os estudantes de instituições educacionais públicas (da educação infantil ao ensino médio), para pessoas em situação de vulnerabilidade social e participantes de cursos das secretarias de Trabalho e Emprego e de Cultura e Turismo. Toda a frota do TRIAR é nova e os ônibus contam com sinal de internet gratuito. Aos domingos, todos os usuários podem contar com transporte gratuito nas linhas do TRIAR (mediante uso do cartão TRIAR).
INCENTIVO – Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Araucária tem trabalhado para que o sistema de transporte coletivo seja um agente promotor do desenvolvimento econômico e social do município, “indispensável via de acesso aos direitos fundamentais do cidadão tais como saúde, educação, qualificação profissional, ao lazer e a cultura”. Como estímulo ao uso do transporte coletivo, o município já realizou sete reduções consecutivas no valor da tarifa do sistema local de transporte (TRIAR). O sistema de transporte que, em 2017, transportava cerca de 32 mil usuários ao dia, no início de maio chegou ao pico de 59 mil em um único dia. Atualmente, a tarifa está em apenas R$ 1,50. Se a Prefeitura não tivesse realizado a sequência de reduções é provável que a tarifa do TRIAR estivesse seguindo o valor da tarifa metropolitana (hoje em R$ 5,50).
É importante lembrar que o usuário do sistema de transporte de Araucária pode fazer integração gratuita com as linhas metropolitanas (para Curitiba, Fazenda Rio Grande…) em qualquer um dos dois terminais da cidade. Essa integração também é custeada pela Prefeitura por considerar a importância de reduzir o custo direto aos usuários de Araucária que precisam se deslocar para outros locais da região metropolitana de Curitiba.

Araucária apresenta sua experiência de sucesso sobre transporte coletivo na Smart City Business Brazil Congress 2022
Foto – divulgação

Texto: Assessoria