Pesquisar
Close this search box.

Araucária comemora o dia da padroeira nos dias 29 e 30

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Araucária comemora o dia da padroeira nos dias 29 e 30
Feriado da padroeira será comemorado em dois dias: 29 e 30

 

No domingo, 29 de outubro, Araucária vai comemorar antecipadamente o Dia da Padroeira – dia 30, e para isso preparou uma extensa programação que começará às 10 horas, com a celebração da Santa Missa. Na sequência o Padre vai abençoar o bolo de aniversário, que terá pedaços vendidos. Ao meio dia os fiéis vão se reunir em um almoço de confraternização, e às 13h30 terá início o festival de prêmios. O primeiro prêmio será de R$ 3.000,00, num total de 28 rodadas, com excelentes brindes.

Na segunda-feira, dia 30, também acontecerá uma solenidade na Matriz, com a celebração de uma missa solene às 10 horas, oração de mil ave-marias às 13 horas e benção do Santíssimo e Coroação de Nossa Senhora dos Remédios às 18 horas. Antes da festa, nos dias 27, 28 e 29, a comunidade participará do Tríduo Preparatório, com missas sempre às 19 horas.

É feriado!

As controvérsias geradas em torno do “feriado da padroeira”, se deverá ou não haver expediente laboral nas empresas, bancos ou repartições públicas, ainda provocam discussões entre empregados e empresas. Sobre o assunto, o coordenador da subsede Araucária do Sindicato dos Comerciários de Curitiba e Região Metropolitana – Sindicom, Laécio Monteiro de Carvalho, explica que o dia 30 de outubro é feriado municipal conforme prevê o Decreto Municipal 1752/2007, instituído pelo então prefeito Olizandro Ferreira.

“O decreto está em conformidade com a Constituição Federal, por isso, nesse dia da padroeira, as empresas e comércios não devem abrir. Caso optem por fazê-lo, os patrões podem trabalhar, mas os funcionários não, mesmo que recebam hora-extra de 100%, a menos que haja acordo coletivo.

Importante ressaltar que o sindicato não está incitando o trabalhador a não comparecer ao trabalho, mas apenas orientando os empregadores para que não tenham desgastes desnecessários com possíveis reclamações trabalhistas. Reconhecemos a situação do comércio local, que enfrenta uma crise financeira e será penalizado com um dia a menos de vendas (nesse caso dois, devido ao feriado de 2 de novembro), somos solidários a isso, mas é preciso cumprir o que diz a legislação”, explicou.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos