Araucária fará Campanha Nacional de Multivacinação

São várias vacinas que estarão à disposição nas unidades básicas de saúde durante a Campanha. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Araucária fará Campanha Nacional de Multivacinação
São várias vacinas que estarão à disposição nas unidades básicas de saúde durante a Campanha. Foto: Marco Charneski

O Ministério da Saúde lançou no último dia 30 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação de 2021. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Com dia “D” marcado para o dia 16 de outubro, a Campanha será realizada de 1º a 29 de outubro de 2021. Milhares de postos de vacinação estarão abertos para disponibilizar as doses dos 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação das crianças e adolescentes.

Em Araucária, os jovens que procurarem as unidades básicas de saúde para fazer a vacina da Covid 19 já terão suas cadernetas verificadas, e poderão colocar em dia o calendário de vacinação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no dia D (sábado, 16), também haverá um mutirão nas UBSs da área urbana, no horário das 8h às 17h, para regularização do esquema vacinal. “Qualquer criança ou jovem que esteja com as vacinas atrasadas poderá ir se vacinar. Lembrando que nesse dia não será aplicada a vacina contra a Covid”, diz a SMSA.

Vacinas

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão a BCG, Hepatite B, Penta, Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) oferte imunizantes contra todas essas enfermidades, o Ministério da Saúde afirma que houve uma queda da cobertura vacinal nos últimos anos. Por isso a importância de crianças e jovens colocarem, em dia o esquema vacinal.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1282 – 07/10/2021

Compartilhar
PUBLICIDADE