Nesta terça-feira, 24 de maio, Araucária amanheceu mais triste com a notícia da morte de Pedro Lilito Franceschi, aos 81 anos. Figura ilustre e importante para a cidade, tanto como morador, como advogado ou empresário, sempre foi atuante nas discussões por melhorias aos moradores. Essa sua participação ativa na sociedade foi reconhecida em 2014, quando ele recebeu homenagem na Câmara Municipal de Vereadores, com o título de Cidadão Honorário de Araucária.
Franceschi nasceu em 1941, filho de Lili Kobs e Pedro Raphael Franceschi. Casou-se em 1965 com Catarina Karas e teve quatro filhos: Pedro, Claudinei, Jadson e Emerson. Sua família era sócia do Clube União e da Sociedade Operária e Lilito frequentava os bailes locais e as festas de carnaval. Conhecido por ser um bom orador, costumava participar de concursos de declamação de poesia e também cursou as aulas de teatro com dona Aurora Pizzato Fruet. Talentoso que sempre foi, ainda trabalhou como discotecário na rádio Cambiju e entre os anos 70 e 80, foi professor de Contabilidade.
O esporte era outra de suas paixões. Foi torcedor fanático do Araucária Futebol Clube e por várias ocasiões acompanhou os jogadores nas viagens do time, já que o ônibus que levava a equipe era da sua empresa. Lilito também integrou a Liga Desportiva de Araucária (LDA).
Quando se formou em Direito, atuou pouco tempo na profissão para assumir um cargo na empresa da família, a Arautur Turismo. Porém, a advocacia falava mais alto em seu coração, então ele voltou a atuar em seu escritório em 2000 e não parou mais.
“O Pai foi uma pessoa muito alegre, sempre com uma piada na ponta da língua, extremamente preocupado com o próximo, ajudava, além de pessoas, várias instituições, ongs e igrejas. Viveu muito bem, trabalhando até os 81 anos e fazendo aquelas caminhadas diárias, sempre muito saudável, mas como Deus é quem decide, hoje ele foi ao encontro da Mãe dele, que faleceu no dia que ele Nasceu, durante o parto. Ele sempre falava desse encontro”, comentou o filho Nei Franceschi.
O velório de Pedro Lilito Franceschi está previsto para começar a partir das 12h, na Capela do Cemitério Central de Araucária.

Foto – Marco Charneski

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe