Nas margens das estradas é sempre comum encontrar estabelecimentos comerciais que dividem o espaço com a residência da família do proprietário. Por décadas tivemos, e, em várias localidades ainda podemos conhecer esses estabelecimentos. O que há de semelhante entre eles, é a sua proximidade da estrada, e, as portas e janelas serem abertas diretamente para a via.

Essas construções tão próximas às estradas, foram feitas em tempos passados, onde as localidades eram isoladas ou distantes e os moradores eram conhecidos amigos, visitavam-se constantemente e havia segurança e tranquilidade.

Um destes estabelecimentos sem dúvida é o que vemos na foto. Aqui era o antigo Armazém do saudoso Sr. Antonio Haiduk, localizado na área rural de Campina das Pedras. Não era somente um armazém, o local também era Bar e no caso do Sr. Antonio Haiduk também era Marcenaria, pois segundo dizem, ele foi um excelente marceneiro.

Esse tipo de estabelecimento comercial era uma necessidade em áreas mais isoladas do centro de Araucária, era onde as pessoas faziam o abastecimento de alimentos para o mês, mas também era onde se recorria quando precisasse de algum complemento para almoço ou jantar, mas nos finais de semana, era onde as famílias se encontravam depois das missas.

E era neste dia da semana que os homens faziam a parada para conversas, para tomar uma cerveja, uma aguardente e as crianças ganhavam seus refrigerantes e sorvetes, e assim passava-se o domingo. Foram tempos que já se foram, pessoas que já são saudosas memórias e que foram fotografados em 1950, um armazém que já não exerce mais suas atividades comerciais.

Mesmo sendo uma antiga construção em madeira, esse casarão passou por reformas em seu passado, mas ainda hoje pode ser visto nas margens da Av. Independência na Campina das Pedras, sua estrada hoje está asfaltada e iluminada. E essas paredes guardam lembranças e histórias de pessoas e passado.

Essa é mais uma parte da nossa cidade de Araucária que deixou lembranças cuja construção resiste ao tempo, mas que muitos sabem o que é a construção vista na margem da estrada quando se faz a rota do Turismo Rural e que todos esperam que seja preservada.

Texto de responsabilidade de TEREZINHA DE S. POLY – Administradora da Página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.

Edição n.º 1464.